Ballet em São José dos Campos: equilíbrio, postura e saúde!

Categoria: ,
1 de fevereiro de 2023
O ballet em São José dos Campos é perfeito para crianças se exercitarem e divertirem ao mesmo tempo. A aula é uma forma de estimular a socialização entre as crianças da mesma idade e ainda promover diversos benefícios para sua saúde, como postura, equilíbrio, concentração, fortalecimento da musculatura, entre muitos outros.

Se você mora nas proximidades do bairro Jardim das Colinas e tem interesse em saber mais sobre o ballet em São José dos Campos, então, acompanhe este conteúdo que preparamos.

Aqui, você vai saber onde participar de aulas da modalidade, os benefícios da prática e conhecer a história da dança e os principais tipos de ballet. Boa leitura!

O que é ballet?

O balé ou ballet - ambos os termos estão corretos - é um estilo de dança que dá destaque a postura vertical do dançarino, assim como a simetria e o movimento dos membros inferiores ao redor do corpo.

A dança ballet exige bastante flexibilidade e consciência corporal dos praticantes que dançam profissionalmente, ou que dançam há anos e desejam realizar os passos mais difíceis do ballet. Ao mesmo tempo, também consegue promover esses benefícios para quem está iniciando uma aula de ballet.

Ballet em São José dos Campos - Modalidade de atividades para crianças

Benefícios do ballet infantil

Como o ballet é uma dança que movimenta todo o corpo e é realizada em duplas ou em grupos, promove diversos benefícios para os praticantes, desde a infância. Dessa forma, as crianças aprendem noções de espaço, disciplina e organização, aprendizados que influenciam também outras áreas da vida.

Veja os demais benefícios da aula de ballet infantil:

  • As crianças aprendem a trabalhar em equipe e, consequentemente, conseguem lidar melhor com a timidez;
  • A dança melhora a coordenação motora, a postura, a flexibilidade, o equilíbrio e os reflexos;
  • Há um aumento da concentração, da resistência muscular e da capacidade intelectual.

Por isso, o ballet é muito indicado para corrigir problemas de postura na coluna e até mesmo de alinhamento dos membros inferiores. Dependendo do problema, a dança pode ser indicada como tratamento para crianças.

A longo prazo, o ballet continua trabalhando o corpo do bailarino e promove ainda mais benefícios. Contudo, desde que ele se dedique à dança, até que consiga realizar os passos mais difíceis.

Então, além dos benefícios que você conheceu acima, o ballet promove:

  • Melhora no sistema cardiorrespiratório, já que a dança exige que o dançarino realize movimentos rápidos e contínuos. O esforço intenso faz com que as vias respiratórias se expandam, o que melhora a entrada de oxigênio, e fortalece o coração. Isso contribui para a melhora na circulação sanguínea, que também ocorre por causa do aumento da frequência cardíaca.
  • Fortalece os músculos de todo o corpo, por causa do esforço constante que é necessário para realizar os movimentos e saltos. Assim, a musculatura fica definida e há uma grande queima de calorias.
  • Além disso, o ballet estimula a sensação de bem-estar e a autoconfiança, e pode diminuir sintomas de ansiedade, depressão e dores de cabeça.

Leia mais:

Ballet em São José dos Campos: onde praticar?

Se você está procurando por uma academia de ballet, na Cia Athletica vai encontrar aulas de ballet em São José dos Campos para crianças. A dança faz parte do Programa Kids, que conta com professores com experiência em realizar aulas para crianças de 3 e 4 anos de idade.

Por isso, as aulas são conduzidas com cautela, para que as crianças não se machuquem e aprendam as técnicas certas se divertindo. O ideal é que um pediatra acompanhe o desenvolvimento da criança, já que é uma fase de crescimento.

Inclusive, não é recomendado que as crianças utilizem a sapatilha de ponta, porque precisam ter bastante equilíbrio, força e flexibilidade dos tornozelos. E isso só surge após alguns anos de prática.

Com o devido acompanhamento e supervisão, as crianças vão se divertir, dançar e se exercitar em um ambiente seguro e controlado.

Curiosidades

Quem criou o ballet?

Não se sabe ao certo quem criou a dança, apenas que já ocorriam apresentações na corte italiana e nas casas das famílias nobres para entreter os convidados, desde o século XIII.

Sim, ao contrário do que muitos pensam, o ballet surgiu na Itália - conhecido como ballare, que deu origem ao termo ballet em francês - durante a Renascença, e não na França como muitos pensam. O ballet chegou ao país após o casamento de Catarina de Médicis, uma italiana, com o rei Henrique II da França, no século XVI, que levou a dança para a corte francesa.

O ballet ganhou mais destaque no reinado de Luís XIV no século XVII, por ser um grande admirador. Inclusive, ele chegou a aprender a dançar ballet e realizou muitas apresentações na corte. 

Foi ele também que fundou a Academia Real de Dança, que moldou a forma do ballet que conhecemos hoje. Não só quanto aos movimentos, como também as roupas e a sapatilha de ballet. É por este motivo que a grande maioria dos passos de ballet têm o nome em francês.

Veja também: 

Qual o mais antigo estilo de ballet?

O ballet romântico é considerado o estilo mais antigo da dança, que justamente utiliza elementos mais românticos, como o tutu romântico, que é a saia de ballet mais comprida e fluida, e movimentos mais delicados.

O que é ballet clássico?

É o tipo da dança mais conhecido atualmente, com métodos tradicionais de ensino, que podem variar de acordo com a escola de ballet, já que sofreu influência italiana, francesa e russa. O ballet clássico aplica movimentos mais complicados e rápidos e as bailarinas utilizam o tutu bandeja, para que os espectadores consigam acompanhar os passos.

E o que é ballet contemporâneo?

Esse estilo recebeu influência das danças modernas, por isso, os passos de dança têm uma amplitude maior e os bailarinos têm mais liberdade para experimentar novas combinações de passos.

Quer saber mais sobre a aula de ballet em São José dos Campos para crianças? Agende uma aula experimental aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar: 

Leia também:

magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram