Hidroginástica SJC: dá para perder peso com a prática?

Categoria: ,
1 de março de 2023

Se você está à procura de uma atividade de baixo impacto, mas que ainda promove muitos benefícios, então a hidroginástica SJC é a opção ideal para você. Inclusive, por essa característica, qualquer pessoa de qualquer faixa etária pode realizar as aulas. 

Fique neste post para descobrir todos os benefícios de praticar hidroginástica em SJC e como você pode se preparar melhor para a atividade. Boa leitura!

O que é a hidroginástica?

Há um certo questionamento quando falamos em hidroginástica. É uma atividade aeróbica que combina exercícios de força dentro d’água, com o auxílio de equipamentos de musculação ou natação.

Por causa do efeito empuxo, que atua de baixo para cima, ou seja, na direção contrária à gravidade, o corpo sofre 90% menos impacto na água, além de ficar mais leve. 

Por isso, muitos fisioterapeutas e educadores físicos recomendam a hidroginástica em São José dos Campos para pessoas com problemas nos ossos ou nas articulações.

Então, mesmo quem sofra com osteoporose, artrite, desvios posturais ou esteja grávida, não precisa ficar com medo de realizar as aulas. Além de não oferecer riscos, também promove muitos benefícios, que você vai conhecer daqui a pouco.

Mas lembre-se que toda atividade deve vir com uma recomendação de um profissional, que avalie sua condição e seu histórico médico.

Benefícios da hidroginástica

Um dos benefícios que mais podem te agradar é que essa atividade física ajuda na perda de peso sim! Além de acelerar o metabolismo, os exercícios dentro d’água podem queimar até 500 calorias por hora.

Portanto, a hidroginástica SJC é um excelente treino para quem está com sobrepeso ou obesidade.

Mas não é só isso, os exercícios também contribuem para o ganho de massa magra. Isto é, se você também está em busca pela definição muscular, vai se beneficiar com as aulas.

Veja abaixo todos os benefícios de praticar hidroginástica em SJC:

Para quem está pensando em voltar a se exercitar, a hidroginástica SJC é um exercício que vai trazer uma série de benefícios para a saúde

Benefícios da hidroginástica para gestantes

Além dos benefícios que você conheceu acima, a hidroginástica é uma das poucas atividades que os médicos recomendam para mulheres grávidas. Isso porque oferece baixo impacto e, consequentemente, menos riscos para o bebê.

Fora isso, a hidroginástica SJC pode aliviar muitos sintomas da gravidez.

Por exemplo, é muito comum que mulheres grávidas sofram com inchaços nas pernas e nos pés. Isso acontece por causa da retenção de líquido e do aumento de peso.

E como vimos anteriormente, a atividade promove o emagrecimento e melhora a circulação sanguínea.

As dores nas costas também são um problema que afetam até a qualidade do sono. A hidroginástica, além de controlar o peso, melhora a postura e fortalece a musculatura, o que acaba com o desconforto. A melhora do sono também acontece por causa da endorfina que a atividade libera.

Outros problemas bem desagradáveis são a prisão de ventre e a incontinência urinária. Como a hidroginástica melhora a circulação, também ocorre uma melhora no funcionamento do sistema digestivo. 

E quanto aos escapes de xixi, com a musculatura do assoalho pélvico fortalecida, a região sofre menos pressão. Inclusive, isso também ajuda no parto e na recuperação a seguir.

E para o bebê? A melhora que ocorre na circulação sanguínea da mãe alcança o bebê, o que faz com que ele tenha uma oxigenação e nutrição mais apropriada.

Cuidados gerais para gestantes na hidroginástica SJC

Apesar da hidroginástica para gestante ser uma atividade de baixo impacto, há alguns casos em que ela não é recomendada:

  • Gravidez de risco;
  • Final da gestação;
  • Problemas pulmonares ou uterinos;
  • Histórico de abortos espontêneos;
  • Ou qualquer outra complicação na gravidez.

Para saber se é seguro realizar aulas de hidroginástica, a gestante deve consultar um médico e obter sua recomendação por escrito.

Além disso, mesmo gestantes que esteja em perfeita condição de saúde, devem tomar alguns cuidados:

  • Iniciar a atividade devagar e aumentar a intensidade dos exercícios gradativamente;
  • Os batimentos cardíacos não podem ultrapassar 140 bpm;
  • Realizar os exercícios em piscinas que cubram até o tronco;
  • Evitar dar saltos muito altos, para que o tronco não saia da água;
  • Não prender a respiração durante os exercícios.

Benefícios da hidroginástica para idosos

As aulas de hidroginástica em SJC podem ser realizadas por alunos de qualquer idade, inclusive pela terceira idade. Os benefícios atuam diretamente nos efeitos do envelhecimento, como a perda muscular. Os exercícios ajudam a recuperar a massa muscular e a fortalecê-los.

Isso também acaba por influenciar na mobilidade e na autonomia do idoso, que pode retornar a realizar certas atividades por conta própria. 

Há muitos casos de idosos que deixam até mesmo de caminhar na rua sem acompanhamento, por falta de equilíbrio e a força muscular. Isso pode provocar a dependência e, consequentemente, até a depressão.

Mas além disso, a atividade física pode aliviar sintomas e tratar doenças comuns que surgem com o envelhecimento, como a osteoporose, pressão alta, dores na coluna, falha na memória, entre outros.

Conheça abaixo todos os benefícios da prática de hidroginástica para idosos:

Para quem está pensando em voltar a se exercitar, a hidroginástica SJC é um exercício que vai trazer uma série de benefícios para a saúde

Como fazer hidroginástica em SJC?

Há algumas dicas que você pode se atentar ao procurar por uma escola de hidroginástica em São José dos Campos.

Apesar da atividade ser de baixo impacto, é possível que as aulas tenham intensidades diferentes, justamente para se adequar à necessidade dos alunos. Para quem busca pelo emagrecimento, por exemplo, deve realizar exercícios de maior intensidade, de moderada a alta. 

Nesse caso, quanto mais alto for o batimento cardíaco durante a aula, mais calorias o aluno consegue queimar. Por isso, as aulas devem ter no mínimo 45 minutos.

Mas, se o objetivo for apenas cuidar da saúde, ou se aluno tiver alguma restrição, como gestante e idosos, então o recomendado é que as aulas sejam de leve intensidade.

Em ambos os casos, a hidroginástica SJC deve ser praticada de 2 a 3 vezes na semana.

Leia mais: 

Outro ponto importante é que a água da piscina deve cobrir até os ombros, para que nenhum dos exercícios provoque um movimento de alto impacto no corpo.

E para que a aula seja mais prazerosa, há algumas recomendações que os alunos devem seguir, especialmente quanto à roupa de banho.

As mulheres devem utilizar um maiô, para permitir que consigam realizar movimentos amplos sem a roupa de banho sair do lugar. Para se sentirem mais confortáveis, também podem utilizar um shorts ou bermuda de suplex ou lycra. Já os homens podem utilizar uma bermuda de praia ou uma sunga.

E fora da piscina, os alunos devem utilizar um roupão, para que o corpo não sofra com um choque térmico, provocado pela possível diferença de temperatura entre os ambientes (piscina e vestiários).

Onde fazer hidroginástica em São José dos Campos?

3 - Hidroginástica para idosos-A água é um excelente meio que ajuda a amenizar o impacto dos exercícios de ginástica para idosos nas articulações e nos ossos. Por isso, a hidroginástica é uma modalidade muito segura para todos os idosos, de qualquer nível de condicionamento físico. Ela trabalha todos os grupos musculares, e muitos ao mesmo tempo. Por essa razão, melhora os sistemas respiratório e cardiovascular, assim como a resistência e a flexibilidade. Veja também: Natação SJC

Aqui na Cia Athletica, você vai encontrar um espaço totalmente preparado para te receber. 

A piscina de hidroginástica é aquecida, entre 30º e 31ºC, uma temperatura confortável para relaxar os músculos e você conseguir aproveitar melhor a aula.

Também tem uma profundidade adequada, para que a água bata próximo aos ombros e, assim, tenha mais equilíbrio para executar diferentes movimentos dentro d’água.

A equipe de professores também é treinada, especializada em treinamento aquático, para atender os alunos e indicar exercícios que se adequem às suas necessidades e objetivos.

A duração das aulas costuma ter entre 45 e 60 minutos e são utilizados alguns acessórios, como aqua jumps, halteres aquáticos, luvas, cinturões de flutuação, entre outros.

Quer fazer uma aula experimental para saber se você vai se adaptar aos exercícios?

Clique aqui e agende uma aula, é gratuito!

Venha conhecer a melhor hidroginástica de São José dos Campos!

A Cia Athletica SJC está localizada no Colinas Shopping, na Avenida São João, 2200, Loja NT 24, Jardim Colinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar: 

Leia também:

magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram