Abdômen: aprenda como secar e definir

Por Monica Marques
É muito importante aprender a secar o abdômen da forma correta e sem prejudicar a saúde, utilizando a alimentação e exercícios corretos.

Saiba que é muito difícil criar definição muscular na barriga, mesmo que você seja muito forte. Mas se é isso que você deseja, é muito importante aprender a secar o abdômen da forma correta e sem prejudicar a saúde.

Leia e saiba como definir abdômen!

Como definir o abdômen?

É importante saber que o abdômen definido é consequência de uma musculatura bem treinada, porém, saiba que isso não demanda somente a prática de exercícios físicos. A alimentação, por exemplo, possui tanta importância quanto. 

Portanto, para definir os músculos do abdômen, deve-se realizar exercícios aeróbicos, como a corrida, e que ajudam a fortalecer a região abdominal, além de manter uma dieta rica em proteínas e fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a tirar a sensação de inchaço.

Além disso, existem algumas pesquisas que afirmam que beber água também pode ser um fator que pode auxiliar na definição do abdômen. Ingerir cerca de 1,5 litro de água por dia ajuda a queimar gordura e a perder gordura corporal, o que é essencial para alcançar os resultados esperados.

Outro fator muito importante é evitar o estresse. Segundo um estudo realizado em 2000 pelo departamento de psicologia da Universidade de Yale, essa condição também pode levar ao excesso de peso. O cortisol, hormônio que tem sua produção aumentada quando o indivíduo está estressado, é o principal responsável pelo acúmulo de gordura abdominal, nesses casos.

Portanto, se você deseja um abdômen sarado, além de realizar exercícios físicos e manter uma dieta balanceada, procure formas para provocar o relaxamento do corpo, como a meditação, massagem etc.

Ter boas noites de sono também é importante para quem deseja definir abdômen. Além de aumentar a sua disposição para praticar as atividades físicas, essa condição também ajuda a reduzir o estresse.

Quais os melhores exercícios para trincar abdômen?

Para se ter um abdômen trincado, deve-se realizar exercícios que fortaleçam o CORE, que são os músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica. Além disso, é necessário reduzir ao mínimo a quantidade de gordura dessa região, para que assim esses músculos fiquem em evidência. 

Portanto, é muito importante realizar exercícios que possuem como foco a definição da região. Confira os melhores:

1 – Exercícios aeróbicos

Como dito anteriormente, os exercícios aeróbicos são ideais para quem deseja definir o abdômen. Além de serem excelentes para queimar calorias, eles também aumentam a resistência física e trabalham diferentes grupos musculares, o que possibilita com que você trabalhe outras regiões enquanto exercita os músculos do abdômen.

Alguns desses exercícios são:

– HIIT;

– Pular corda;

– Subir e descer escadas;

– Caminhadas;

– Danças;

– Andar de bicicleta.

É muito importante aprender a secar o abdômen da forma correta e sem prejudicar a saúde, utilizando a alimentação e exercícios corretos.

2 – Abdominais em V

Esse exercício pode ser facilmente acrescentado a treinos de musculação, sendo muito benéfico para quem deseja definir o abdômen rapidamente. Para executá-lo, você precisa estar deitado no chão, mas com a barriga para cima. Dessa forma, com os braços levemente levantados, erga o tronco do chão e volte à posição inicial.

Reproduza esse movimento lentamente em 3 séries de 8 repetições. Só preste atenção para contrair bem a musculatura abdominal e tome cuidado para não forçar o pescoço, ou seja relaxe seus ombros.

3 – Abdominais com elevação de quadril

Essa é uma maneira diferente de definir o abdômen. Desconhecida, mas muito eficaz.

Deitado no chão, também com a barriga para cima, coloque a planta dos pés no chão e eleve o tronco, sem perder o equilíbrio.

Faça lentamente 3 séries de 8 elevações do tronco.

4 – Prancha abdominal

Esse é um dos exercícios abdômen mais eficientes. 

No caso, é só se deitar de barriga para baixo, esticar os braços para levantar o corpo do chão e depois apoiar o peso do corpo nos cotovelos e pés.

A dica é manter essa posição por 20 segundos, descansar e depois voltar a fazer o movimento.

5 – Abdominais com elevação do quadril, mas utilizando a bola de pilates

Para esse exercício para abdômen, deite-se de barriga para cima e apoie os pés em uma bola de pilates. Assim, utilize o apoio para levantar e abaixar lentamente o quadril. Faça isso com a ajuda de um instrutor.

O que comer para definir o abdômen? 

A alimentação é um fator essencial para atingir o resultado de definição da região abdominal desejado. Por isso, é muito importante visitar um nutricionista para que seja montada uma dieta com base nas características do indivíduo em questão. 

O recomendado é que a alimentação seja equilibrada e variada e que ajude a queimar gorduras e acelerar o metabolismo, sendo indicado para isso:

  1. Fazer pelo menos 5 refeições por dia;
  2. Comer legumes ou frutas em todas as refeições;
  3. Fazer uma dieta rica em fibras, ingerindo proteínas e alimentos integrais;
  4. Comer alimentos que acelerem o metabolismo, como gengibre e canela, por exemplo;
  5. Não deixar de comer proteínas em nenhuma das refeições do dia;
  6. Evitar o consumo de alimentos gordurosos, açucarados ou processados;
  7. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Venha para Cia Athletica e tenha acompanhamento para tonificar o abdômen!

Agora que você já sabe como definir o abdômen, não perca tempo e venha treinar com a gente! Todos os nossos exercícios são acompanhados por profissionais, para tornar a sua experiência ainda mais completa!

Veja nosso protocolo de reabertura no vídeo abaixo:

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