Conforme o envelhecimento vai avançando, uma série de mudanças aparecem, que podem comprometer a qualidade de vida do idoso. Mas como combater esse problema? Com a ginástica para idosos!
Essa modalidade tem a capacidade de melhorar a saúde do corpo e da mente e de devolver a autonomia do praticante. Mais energia, mais independência, mais autoestima!
Quer saber mais sobre atividades físicas para idosos? Continue com sua leitura!
O envelhecimento é um processo natural que ocorre todos os dias no nosso corpo. A partir dos 30 anos, as mudanças físicas começam a ficar mais visíveis e se intensificam depois dos 60 anos, quando a terceira idade tem início.
O ideal é que qualquer pessoa já tenha o costume de se exercitar desde jovem e, com o passar dos anos, realize a ginástica da terceira idade. Isso porque vai diminuir as chances de o idoso sofrer com diversas doenças e ainda promover uma melhora na saúde mental. Mas isso você vai entender melhor ao continuar com a leitura deste artigo.
Enfim, se uma pessoa que se exercita ao longo de sua vida tem benefícios únicos para sua saúde, isso quer dizer que quem começa com a aula de ginástica para terceira idade apenas, não vai se beneficiar?
Não! Ainda assim é possível se beneficiar e melhorar sua qualidade de vida! Então, confira quais são os melhores exercícios físicos para idosos!
Caminhar é um excelente exercício para o idoso sair de casa, socializar um pouco e respirar ar fresco. Se preferir, pode optar por andar na esteira na academia, caso não tenha um local agradável para caminhar por perto de casa ou esteja um dia chuvoso.
Seja qual for sua escolha, a caminhada vai fortalecer o sistema cardiovascular, porque melhora a circulação sanguínea, e fortalece os músculos e as articulações.
O idoso pode começar com caminhadas curtas, de 20 minutos, e ir aumentando aos poucos, conforme for melhorando sua resistência, por 3 vezes na semana, pelo menos.
O alongamento pode ser incluído na ginástica para idosos sentados, já que os exercícios são bem versáteis.
Dessa forma, qualquer pessoa pode realizar exercícios de alongamento a qualquer momento do dia, antes e depois de realizar a ginástica para idosos ou para aliviar dores musculares.
Mesmo a ginástica na cadeira para terceira idade, antes e depois do treino, consegue preparar os músculos para a execução dos movimentos e os ajuda a voltar à contração natural, o que evita lesões musculares.
Além disso, alongar o corpo massageia os órgãos internos, estimula a circulação sanguínea e ainda auxilia no tratamento de dores e lesões musculares, dores e tensões na cabeça.
A água é um excelente meio que ajuda a amenizar o impacto dos exercícios de ginástica para idosos nas articulações e nos ossos. Por isso, a hidroginástica é uma modalidade muito segura para todos os idosos, de qualquer nível de condicionamento físico.
Ela trabalha todos os grupos musculares, e muitos ao mesmo tempo. Por essa razão, melhora os sistemas respiratório e cardiovascular, assim como a resistência e a flexibilidade.
Veja também:
A yoga é uma excelente modalidade de ginástica cerebral para a terceira idade, assim como é para o corpo. Os exercícios são compostos de gestos e posturas de leve intensidade, que trabalham a mente e a musculatura.
Geralmente, para praticar yoga, os professores preparam um clima para que o aluno consiga relaxar, realizar as técnicas de respiração e sentir cada célula do seu corpo ao realizar os movimentos.
Por isso, para quem procura algo bem mais espiritual e meditativo, a yoga é uma excelente opção, já que é uma ginástica com música para idosos.
Ela promove fortalecimento muscular, melhora o equilíbrio, flexibilidade e respiração, além de reduzir tensões na cabeça e nos músculos.
Pilates é uma modalidade que tem muitos aparelhos de ginástica para idoso. Mas, claro, pode ser utilizada por alunos de qualquer idade, já que os pesos e os ajustes podem ser realizados nos equipamentos antes do início dos exercícios.
Assim como o yoga, é próprio para a mente e o corpo. Trabalha bastante os músculos da coluna, do abdômen e dos quadris. Isso faz com que haja uma melhora da postura e dores nas articulações.
A ginástica funcional para terceira idade pode ser realizada com diversos acessórios, como cordas, elásticos, bancos, cones, cadeiras e steps.
O intuito desta modalidade é criar um circuito para terceira idade com exercícios que reproduzam os mesmos movimentos das atividades do cotidiano. Por exemplo, subir e descer escadas ou se abaixar para pegar coisas no chão.
Portanto, melhora a resistência, a flexibilidade, aumenta a força muscular, fortalece o coração, melhora a capacidade respiratória e evita lesões.
A prática de exercícios físicos para idosos é uma das formas mais importantes de cuidar da saúde, assim como ter uma alimentação balanceada. Por isso, manter um estilo de vida ativo e saudável deve ser a preocupação número um da terceira idade.
Mas como a ginástica para terceira idade consegue melhorar a qualidade de vida? Conheça abaixo os benefícios da ginástica para idosos:
De acordo com a última edição da Pesquisa Nacional da Saúde do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a depressão é uma das doenças mentais que mais atinge os idosos, principalmente as mulheres.
E segundo o Ipaseal (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas), isso acontece em função de alguns acontecimentos que acontecem na terceira idade. Entre eles, estão a perda de mobilidade, reclusão social, limitação para realizar tarefas comuns e o sedentarismo. Esse último afeta muito a saúde.
Assim sendo, a atividade física para idosos é um excelente tratamento para combater a tristeza e a depressão, porque, durante a prática de exercícios, nosso corpo aumenta a produção de hormônios que promovem a sensação de bem-estar, que continua mesmo após o fim dos treinos.
Da mesma forma, combate as outras causas:
Além de evitar muitas doenças causadas pelo sedentarismo, a aula de ginástica para idosos também fortalece o sistema imunológico, porque regula o funcionamento e aumenta a produção das nossas células de defesa, os linfócitos. Elas são importantes porque destroem células infectadas por vírus e bactérias.
Além disso, os linfócitos conseguem destruir células tumorais, portanto, a atividade física na terceira idade também previne alguns tipos de cânceres.
E não é só isso! O aumento do fluxo sanguíneo melhora a oxigenação e aumenta a capacidade dos neurônios de formar novas conexões. Dessa forma, melhora a capacidade de memória e concentração.
Também evita a degeneração das células, prevenindo o idoso contra o Alzheimer e a demência.
Inclusive, um estudo recente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) mostrou que os exercícios de ginástica para terceira idade liberam um hormônio, a irisina, que ajuda o cérebro a restaurar memórias. Portanto, tem um papel importante na reversão dos sintomas de doenças neurodegenerativas, como o próprio Alzheimer.
Leia mais sobre:
Dormir muito pouco ou mal à noite tem um efeito muito negativo na qualidade de vida. Sem uma boa noite de sono, o cérebro não consegue repor as energias corretamente, o que causa a indisposição.
Há muitas causas para isso acontecer, como a baixa produção de melatonina, o hormônio do sono, e a Síndrome das Pernas Inquietas.
Assim sendo, os exercícios de ginástica para idosos conseguem melhorar a qualidade do sono, porque estimula a produção de melatonina e ajuda os músculos a relaxarem, melhorando sintomas de dores, formigamento e movimentos involuntários.
Devido a todos esses motivos que apresentamos, a atividade física é uma forma de devolver a qualidade de vida do idoso.
Mas, ao procurar uma academia de ginástica para idosos, um programa ou um personal trainer, você deve procurar por uma recomendação médica.
Aqui na Cia Athletica São José dos Campos, nós temos o Programa Platinum, que conta com uma equipe completa, com médico, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico, para preparar o melhor treino de exercícios para o idoso! Tudo conforme suas necessidades e condicionamento físico.
Agende uma aula experimental aqui e conheça o programa!
Compartilhar: