Quanto mais velhos ficamos, mais importante se torna um estilo de vida ativo. A ginástica para idosos torna os idosos mais saudáveis, com mais energia, confiança e boa disposição.
A atividade física é uma excelente forma de promover o envelhecimento ativo. Ela contribui para uma vida com mais qualidade, autonomia e vigor. As atividades físicas para idosos são reconhecidas pelos médicos como o maior promotor de saúde. O exercício um dos principais pilares para um estilo de vida saudável.
Como a ginástica pode influenciar na vida dos idosos?
A ginástica para terceira idade fortalece os músculos e os ossos e traz diversos benefícios como:
Combate à depressão
A ginástica para idosos tem se mostrado um dos melhores remédios contra a depressão e a tristeza que afetam muitos idosos nesta fase das suas vidas. A prática regular de uma atividade física produz endorfinas, os “hormônios da felicidade” . Eles desencadeiam sentimentos de bem-estar e autoconfiança. A atividade física aumenta o sentimento de felicidade e promove entusiasmo e otimismo.
Cérebro alerta
Além dos benefícios físicos, psicológicos e emocionais, há outros ganhos. Os exercícios de ginástica para idosos auxiliam a manter o cérebro do idoso alerta e ativo. A atividade física assegura o funcionamento pleno das funções cognitivas o que, por sua vez, pode prevenir:
- a perda de memória,
- a demência
- a progressão rápida da doença de Alzheimer.
A lucidez e clareza da mente num idoso podem ainda incentivá-lo a fazer outras coisas! Manter os hábitos de leitura e escrita, entre outras atividades.
Menos doença, mais saúde
A aula de ginástica para terceira idade também é importante para os idosos porque reduz o impacto das doenças a que são suscetíveis. A ginástica fortalece:
- os sistemas imunológico e digestivo,
- o coração ,
- os ossos, que se tornam mais fortes e resistentes.
Os idosos que praticam algum tipo de atividade física têm uma incidência menor de:
- osteoporose,
- diabetes,
- obesidade,
- doenças cardíacas,
- Alzheimer,
- câncer do cólon e da mama.
Um sono melhor
A idade traz muitas vezes com ela perturbações de sono que afetam as noites dos idosos. A ginástica para terceira idade contribui substancialmente para um sono melhor, mais profundo, mais regenerador. O sono chega mais depressa na hora de deitar a cabeça no travesseiro.O exercício regular aumenta o poder de relaxamento.
Autoestima elevada
Quem pratica exercício físico regularmente sente-se muito melhor com a sua imagem física. Isso é importante para qualquer pessoa, independentemente da sua idade! A ginástica para terceira idade colabora para que a pessoa se sinta bem com a vida e com as pessoas que os rodeiam.
Manutenção do peso ideal
Com o avanço da idade, o metabolismo do organismo desacelera. Isso significa que se torna mais difícil para o idoso manter o seu peso ideal. Para evitar engordar ou emagrecer em demasia, nada como o idoso manter-se ativo – o exercício físico não só acelera o metabolismo, como ajuda a desenvolver massa muscular. A maior quantidade de músculos ajuda a queimar as calorias indesejadas.
Mobilidade e estabilidade incrementadas
A melhor forma de combater a falta de mobilidade e aparente fragilidade dos idosos é a pratica de exercício físico. Isso vai ajudá-los a melhorar:
- a força,
- a flexibilidade,
- a postura,
- a mobilidade.
Com o seu corpo em forma, um idoso sentir-se-á mais capaz de levar a sua vida normal. Poderá executar as suas próprias tarefas e com menos medo das quedas habitualmente associadas à terceira idade.
Mais independência
A verdade é que os idosos que praticam exercício físico de forma regular vão se manter ativos durante mais tempo, o que significa que vão trocar a vida sedentária por uma maior autonomia e vão continuar a fazer as suas coisas com as suas próprias mãos.
Convívio social
Para além destes benefícios, a aula de ginástica para idosos permite o convívio social, reduzindo sentimentos de solidão ou exclusão social.
Os melhores exercícios físicos para idosos
Vamos comentar aqui alguns dos melhores exercícios para idosos:
1 – Caminhada
As caminhadas são excelentes para promover o convívio social, melhoram o ritmo cardíaco e fortalecem os músculos e articulações. O idoso deve começar por distâncias curtas e ir aumentando a distância ao longo dos dias de caminhada. Deve chegar a fazer 30 a 60 minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana. É muito importante fazer alongamentos após as caminhadas, para evitar lesões.
2 – Natação
A natação é um dos exercícios físicos mais seguros para a terceira idade, pois não há impacto sobre as articulações nem risco de quedas. Como qualquer exercício aeróbico, pode diminuir a incidência e a intensidade de doenças como a diabetes ou a hipertensão.
3 – Hidroginástica
É um dos exercícios mais eficientes e seguros. Trabalha todos os músculos do corpo com uma carga proporcionada pela resistência da água. A pressão hidrostática da água melhora o retorno venoso e melhora a circulação sanguínea por todo o corpo.

Piscina de hidroginástica da Cia Athetica São José dos Campos
4 – Yoga
Yoga traz uma série de benefícios:
- alia a força ao equilíbrio,
- ajuda a aumentar a flexibilidade corporal e combater o estresse,
- ajuda a tonificar e controlar os músculos respiratórios.
5 – Pilates
Trabalha força e flexibilidade de maneira consciente e equilibrada. Fortalece os músculos profundos da coluna, abdome e quadris. Melhora a postura e alivia dores articulares.
6 – Treinamento funcional para idosos
O treinamento funcional para idosos pode ser feito de diversas maneiras, com elásticos, cordas, mudas de roupas, livros, cones, bancos, cadeiras, escadas horizontais.
O foco é fazer os idosos treinarem de forma bem parecida com as atividades da vida diária por eles realizadas. Quanto mais próximos os exercícios forem de suas atividades cotidianas, maior será a transferência no desempenho destas habilidades.
Já sabemos que exercícios físicos são extremamente benéficos não importa a faixa etária. O que quer dizer que os idosos também conseguem se beneficiar do Treinamento Funcional e melhorar sua qualidade de vida através dele.
Nesta atividade o indivíduo da terceira idade consegue recuperar suas capacidades funcionais, tornando-se menos exposto à riscos de lesão e quedas durante sua vida diária. O Treinamento Funcional consegue auxiliar o idoso a recuperar mobilidade e equilíbrio que são essenciais para garantir sua independência.
Claro que tudo deve ser feito com muito cuidado!
O profissional que acompanha as atividades físicas do idoso precisa:
- seguir recomendações médicas para qualquer doença associada
- respeitar os limites que os desequilíbrios, compensações e falta de mobilidade impõem ao seu corpo.
Ginástica para idosos em São José dos Campos
Na Companhia Athletica você encontra o programa mais completo de atividade física para terceira idade de São José dos Campos!
Agende uma aula experimental grátis na Cia Athetica e venha conhecer o nosso programa Platinum.
O Programa Platinum atende às principais necessidades do aluno com 65 anos ou mais e oferece todas as modalidades descritas acima!
O treinamento é prescrito e direcionado individualmente, de acordo com as capacidades físicas e funcionais individuais de cada idoso, visando recuperar, manter e melhorar a condição física geral e a qualidade de vida, resultando em maior autonomia e independência.