Cia Athletica SJC
Tenha uma expêriencia Cia Athletica
Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
Menu
  • Ginástica e Spinning
  • Musculação e Funcional
  • Natação e Hidro
  • Escola de Esportes Kids
  • Emagrecimento e Saúde
  • Materiais para Download
  • Contato
close

Canelite: saiba o que é e como evitar

Categoria: Ginástica e Spinning, Musculação e Funcional
28 de agosto de 2019

Canelite saiba o que é e como evitarA canelite é uma inflamação no osso da canela, a tíbia, ou dos músculos e tendões que estão inseridos nesse osso. O principal sintoma da canelite é a forte dor na canela (tibialgia) sentida quando se faz exercícios de alto impacto, como a corrida.

Apesar de ser comum em corredores, a canelite também pode surgir em atletas do futebol, tênis, ciclismo, ginástica olímpica, entre outros.

Veja abaixo as causas mais comuns e como tratar esse incômodo.

Principais causas da canelite

A principal causa da dor na canela são as atividades físicas de impacto repetitivo, como as corridas, por isto é muito comum os atletas reclamarem de dor na canela ao correr.

Outras causas que podem levar à canelite são:

  • Sobrecarga - Um dos fatores mais comuns que causam a canelite é o excesso de treino. O corpo precisa de uma adaptação para suportar a carga da corrida. Quando isso não acontece, algumas regiões são sobrecarregadas, e a canela é uma das mais afetadas.A estrutura óssea da canela não está adaptada a um grande volume de treinamento. Isso faz com que o osso da tíbia comece a ser sobrecarregado, levando à inflamação da região. Para evitar que isso aconteça, é necessário seguir um volume de treino evolutivo para que o corpo se acostume gradualmente com a corrida, respeitando sempre o limite do corredor. A dor no osso da perna pode aparecer também em pessoas que exageram nos treinos apostando ser uma boa forma de emagrecer rápido. O que está totalmente errado!
  • Pisada - Uma pisada errada pode afetar diretamente a saúde da canela, já que ela vai levar uma carga desproporcional à região. A escolha do tênis também pode ser decisiva. Conversar com um treinador para ele identificar qual é a pisada e o tênis mais indicado pode reduzir as chances de lesão.
  • Terreno - Para quem não está acostumado, a dureza do piso pode causar alguns traumas na canela. O asfalto e o concreto são seis vezes mais prejudiciais para o tecido da tíbia em relação aos terrenos mais leves (como terra batida).Recomenda-se que os treinos na rua, ou mesmo na aula de spinning sejam leves para o iniciante, alternando com treinamentos em terrenos que geram menos impacto. Terrenos com grama e areia dura ajudarão nesse quesito.

academia sjc aula experimental

E ainda temos outras causas para a canelite:

  • Fatores genéticos
  • Falta de alongamento
  • Resultado de fraturas, infecções locais e até mesmo tumores, mas essas causas são mais raras. Usualmente as dores surgem em função de esforços repetitivos e de alto impacto.

Principais sintomas

Canelite: os sintomas mais característicos são a dor e a sensibilidade na canela. Quando não se deixa de fazer exercício a dor é constante mesmo em repouso.

A dor no osso da canela leva a algumas limitações, como dificuldade de caminhar e fraqueza nos pés, e também pode ser possível haver inchaço e vermelhidão na região.

Portanto, quando sentir dor na canela, pare! Suspender os treinos é o primeiro passo para tratar a canelite. O tratamento correto é tirar alguns dias de repouso total e fazer um tratamento à base de gelo na região lesada.

A canelite tem que ser olhada com um cuidado especial, já que pode desenvolver problemas mais sérios. Além do habitual incômodo na região logo acima do tornozelo durante a prática da atividade física, a canelite pode causar uma fratura por estresse num estágio mais avançado.

O tratamento é com anti-inflamatórios e medicamentos para alívio da dor, fisioterapia, alongamentos ou, caso persista, a parada e uma reorientação dos treinos. Existe uma melhora do sintoma com essas medidas.

Curado, em seguida, vale levantar os fatores que causaram o problema, para que ele não retorne. Verifique o motivo da inflamação e corrija o que originou o problema.

Veja se a lesão foi causada por treino em excesso ou se o tênis já precisa ser trocado devido ao prazo de validade ou diminuição do amortecimento, por exemplo. O alongamento específico para essa região também deve ser utilizado no tratamento.

O importante é não ignorar a dor.

Em seguida, recomenda-se a consulta com um fisioterapeuta, que poderá iniciar procedimentos eletromagnéticos geralmente efetivos na redução da inflamação.

A fisioterapia também é importante para que o resultado do tratamento seja mais eficaz e duradouro. O fisioterapeuta irá ajudar a partir da:

  • Indicação de exercícios para fortalecer os músculos da perna
  • Indicação de exercícios de alongamento
  • Aconselhamento sobre o calçado ideal para o tipo de atividade física de acordo com a pisada
  • Correção do movimento
  • Reintegração gradativa às atividades físicas
  • Crioterapia: importante massagear o músculo com gelo por três a cinco minutos para prevenir ou aliviar a dor.

O retorno às corridas pode ocorrer em semanas ou meses a partir do surgimento do primeiro sintoma da canelite. Esse tempo varia de acordo com as atitudes tomadas a partir da ocorrência do primeiro sintoma.

Caso tenha persistência no exercício mesmo quando se sente dor, o processo de recuperação pode durar mais e a reintegração ao esporte também pode ser dificultada.

Como prevenir

A prevenção é a chave do sucesso de um praticante de atividade física. Confira algumas dicas para evitar este tipo de lesão:

  • Caminhar por pelo menos cinco minutos antes de iniciar a corrida, para aquecer o corpo.
  • Seguir o planejamento dos treinamentos, com atividades de preparo físico, alongamento, fortalecimento muscular, equilíbrio muscular e postura.
  • Usar um tênis de corrida adequado à pisada e à forma do pé.
  • Ter uma alimentação equilibrada, pois a deficiência de certos nutrientes pode acelerar a perda óssea.
  • Respeitar os períodos de descanso para a recuperação do corpo.
  • Evitar aumentos bruscos na intensidade e duração dos treinos.
  • Evitar o ‘overtraining’, pois o excesso de treino é lesivo ao corpo.

Aula de spinning em São José dos Campos mais resistência e definição

Pois bem, agora você já sabe que canelite é um problema sério e que você não deve ignorar a dor. Assim que começar a senti-la, é melhor parar o exercício e permanecer em repouso até o inchaço e a dor cessarem.

Bons treinos e boa saúde!


Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar: 

Post Anterior

Tênis de corrida: como escolher o melhor

Próximo Post

Ginástica para terceira idade: que tal mente ativa e corpo independente?

Leia também:

Tríceps corda: como executar, benefícios e dicas para definição muscular

Continue lendo

Hipertrofia: para que serve, benefícios e público indicado

Continue lendo

Abdominal bicicleta: o que é, como fazer e quais as vantagens do exercício?

Continue lendo

Como ganhar 5kg de massa muscular em 1 mês?

Continue lendo
Cia Athletica SJC

Cia Athletica SJC

Praticamos o conceito cia in&out com o objetivo de melhorar a vida de nossos alunos como um todo. Esse conceito não é apenas a qualidade do equipamento ou competência técnica na aplicação do exercício. Trata-se de uma linha de pensamento empresarial, do ambiente, do clima, da troca de sorrisos e de energia positiva.

Endereço

Colinas Shopping
Avenida São João, 2200 Loja NT 24 · (12) 3904-6000

Telefone

(12) 3904-6000

Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel

© Cia Athletica® - 2023

Tenha uma expêriencia Cia Athletica
  • Ginástica e Spinning
  • Musculação e Funcional
  • Natação e Hidro
  • Escola de Esportes Kids
  • Emagrecimento e Saúde
  • Materiais para Download
  • Contato
closearrow-circle-o-downprintarrow-rightfacebookenvelopelinkedinellipsis-vxinglong-arrow-leftlong-arrow-rightpaper-planepinterest-pwhatsappcommentingmagnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram