A canelite é uma inflamação no osso da canela, a tíbia, ou dos músculos e tendões que estão inseridos nesse osso. O principal sintoma da canelite é a forte dor na canela (tibialgia) sentida quando se faz exercícios de alto impacto, como a corrida.
Apesar de ser comum em corredores, a canelite também pode surgir em atletas do futebol, tênis, ciclismo, ginástica olímpica, entre outros.
Veja abaixo as causas mais comuns e como tratar esse incômodo.
A principal causa da dor na canela são as atividades físicas de impacto repetitivo, como as corridas, por isto é muito comum os atletas reclamarem de dor na canela ao correr.
Outras causas que podem levar à canelite são:
E ainda temos outras causas para a canelite:
Canelite: os sintomas mais característicos são a dor e a sensibilidade na canela. Quando não se deixa de fazer exercício a dor é constante mesmo em repouso.
A dor no osso da canela leva a algumas limitações, como dificuldade de caminhar e fraqueza nos pés, e também pode ser possível haver inchaço e vermelhidão na região.
Portanto, quando sentir dor na canela, pare! Suspender os treinos é o primeiro passo para tratar a canelite. O tratamento correto é tirar alguns dias de repouso total e fazer um tratamento à base de gelo na região lesada.
A canelite tem que ser olhada com um cuidado especial, já que pode desenvolver problemas mais sérios. Além do habitual incômodo na região logo acima do tornozelo durante a prática da atividade física, a canelite pode causar uma fratura por estresse num estágio mais avançado.
O tratamento é com anti-inflamatórios e medicamentos para alívio da dor, fisioterapia, alongamentos ou, caso persista, a parada e uma reorientação dos treinos. Existe uma melhora do sintoma com essas medidas.
Curado, em seguida, vale levantar os fatores que causaram o problema, para que ele não retorne. Verifique o motivo da inflamação e corrija o que originou o problema.
Veja se a lesão foi causada por treino em excesso ou se o tênis já precisa ser trocado devido ao prazo de validade ou diminuição do amortecimento, por exemplo. O alongamento específico para essa região também deve ser utilizado no tratamento.
O importante é não ignorar a dor.
Em seguida, recomenda-se a consulta com um fisioterapeuta, que poderá iniciar procedimentos eletromagnéticos geralmente efetivos na redução da inflamação.
A fisioterapia também é importante para que o resultado do tratamento seja mais eficaz e duradouro. O fisioterapeuta irá ajudar a partir da:
O retorno às corridas pode ocorrer em semanas ou meses a partir do surgimento do primeiro sintoma da canelite. Esse tempo varia de acordo com as atitudes tomadas a partir da ocorrência do primeiro sintoma.
Caso tenha persistência no exercício mesmo quando se sente dor, o processo de recuperação pode durar mais e a reintegração ao esporte também pode ser dificultada.
A prevenção é a chave do sucesso de um praticante de atividade física. Confira algumas dicas para evitar este tipo de lesão:
Pois bem, agora você já sabe que canelite é um problema sério e que você não deve ignorar a dor. Assim que começar a senti-la, é melhor parar o exercício e permanecer em repouso até o inchaço e a dor cessarem.
Bons treinos e boa saúde!
Compartilhar:
Leia também: