Hidroginástica SJC: dá para perder peso com a prática?

Por Monica Marques
Para quem está pensando em voltar a se exercitar, a hidroginástica SJC é um exercício que vai trazer uma série de benefícios para a saúde

Para quem está pensando em voltar a se exercitar, a hidroginástica SJC é um exercício que vai trazer uma série de benefícios para a saúde. Além disso, pode ser realizada como uma ginástica para terceira idade, mas também é adequada para as várias faixas etárias. 

Veja nesse post se essa prática é indicada para emagrecer e outros benefícios de praticar a hidroginástica em SJC.

O que é a hidroginástica?

A hidroginástica é uma atividade aeróbica, com exercícios de força, realizada dentro da piscina com alguns equipamentos próprios. Ajuda os praticantes a sair do sedentarismo, emagrecer e melhorar o condicionamento físico de forma geral.

Uma de suas vantagens é que o empuxo da água pode diminuir em até 90% o impacto do corpo com o solo. Por ser um exercício mais seguro em comparação às modalidades de alto impacto, a hidroginástica é muito praticada por pessoas com:

  • Desvios posturais,
  • Dores articulares e na coluna.

Além disso, a  hidroginástica emagrece sim porque ajuda a aumentar o metabolismo e queima até 500 calorias por hora, dependendo da intensidade dos exercícios e do tempo da aula.

A hidroginástica também contribui com um ganho de massa muscular e intensidade da força, que é um processo que ajuda a perder gorduras também. Essa prática pode ser moldada aos objetivos do aluno no que se refere à perda calórica.

Quando o objetivo do aluno é ganhar massa com a hidroginástica, os treinos vão proporcionar um maior gasto calórico.

Além disso, é  um treino excelente para quem está com sobrepeso ou até obesidade, porque o ambiente aquático vai favorecer a movimentação e a prática dos exercícios.

Benefícios da hidroginástica

Para quem está pensando em voltar a se exercitar, a hidroginástica SJC é um exercício que vai trazer uma série de benefícios para a saúde
academia sjc aula experimental

Benefícios da hidroginástica para gestantes

A hidroginástica para gestante favorece o bom funcionamento do sistema circulatório de modo geral. Algumas artérias da gestante ficam muito comprimidas devido ao crescimento do feto, dificultando a circulação e gerando estes edemas.

 A pressão hidrostática sobre as pernas e panturrilhas melhora a circulação da gestante. Isso  diminui os  edemas que surgem com frequência a partir do terceiro trimestre da gestação. A melhoria da circulação da gestante também proporciona melhor nutrição e oxigenação ao bebê.

As articulações ficam naturalmente mais sobrecarregadas conforme o peso corporal da gestante aumenta, e o empuxo dentro da água alivia essa sensação de sobrepeso.

O efeito da água também proporciona alívio de dores musculares e as gestantes se sentem mais leves e confortáveis exercitando-se dentro da piscina. Outro grande benefício é que a prática diminui a prisão de  ventre, que pode ser um problema desagradável durante a gravidez.

Além disso, praticar hidroginástica na gestação também vai ajudar a reduzir inchaços nas pernas, tornozelos e pés.

Além disso, a hidroginástica vai possibilitar um fortalecimento do assoalho pélvico que ajuda no parto e uma recuperação mais rápida das mães.

Cuidados para gestantes na hidroginástica SJC

Antes de começar a aproveitar todos esses benefícios, é importante tomar uma série de cuidados:

  • Toda gestante deve ter a liberação/autorização de um médico para  realizar exercícios;
  • Quanto menor a profundidade da piscina ou menor nível de submersão,maior será o impacto na atividade;
  • Inicie a atividade devagar e aumente gradativamente a intensidade, mas nunca exagere, os exercícios não podem ser extenuantes na gravidez, portanto, os batimentos não devem ultrapassar 140 bpm;
  • Evite saltos muito altos, nos quais o tronco saia da água, para reduzir os impactos nas articulações;
  • Respire normalmente durante o exercício, nunca a bloqueie ou prenda a respiração.

É importante saber também que as gestantes devem evitar a hidroginástica em alguns casos, por exemplo, quem tem problemas no colo uterino ou pulmonares, quadro de pré-eclampsia, histórico de abortos espontâneaos, placenta baixa e cardiopatias.

Benefícios da hidroginástica para idosos

A prática de atividades físicas na terceira idade é muito vantajosa porque vai aliviar problemas que são próprios do envelhecimento como a perda de massa muscular, aumentando a qualidade de vida, disposição física e a manutenção de um corpo em atividade, o que só faz bem.

Entre os principais benefícios da hidroginástica na terceira idade estão:

  • Enrijecimento dos músculos;
  • Condicionamento cardiorrespiratório;
  • Controle da pressão arterial;
  • Auxilia no equilíbrio corporal, flexibilidade e força;
  • Prevenção da perda óssea e da osteoporose;
  • Melhora da depressão;
  • Melhora da concentração;
  • Promove bem-estar.

Principais benefícios para idosos

Para quem está pensando em voltar a se exercitar, a hidroginástica SJC é um exercício que vai trazer uma série de benefícios para a saúde

Como fazer hidroginástica em SJC?

A água da piscina de hidroginástica da Cia Athletica é aquecida numa temperatura muito agradável (30 -31°C).

A água bate na altura próxima ao ombro, para que você se sinta firme, seguro(a) e equilibrado(a).  A água nessa altura permite que você  tenha o menor impacto possível e  maior conforto e ergonomia em todos os exercícios.

 As aulas duram 45 a 60 minutos e são praticadas em grupo, promovendo interação e diversão.

O melhor desempenho cardiovascular é  alcançado quando o praticante alcança uma intensidade moderada a elevada. Essa intensidade corresponde a  70-85% da frequência cardíaca prevista para a sua idade.

Aulas de intensidade muito leve não serão tão eficazes para emagrecimento nem para o condicionamento físico!  Por isso os profissionais de hidroginástica da Cia Athletica buscam desafiar os praticantes para alcançarem intensidades de treinamento maiores, mesmo dentro da água.

Você irá gastar em média entre 400 a 600 calorias por hora com essa atividade.

Para queimar mais calorias e fortalecer ainda mais os músculos e as articulações as sessões de hidroginástica devem incluir  movimentos mais intensos.  Podem ser usados pequenos equipamentos de piscina, como os flutuadores que podem ser usados nos braços ou nas pernas.

Recomendações para praticar

Vestimentas

Dentro da piscina, a roupa mais indicada para mulher, é o maiô que não fica saindo do lugar e permite um maior controle sobre os movimentos durante a aula. Algumas praticantes preferem usar adicionalmente uma bermuda de supplex ou lycra. Para o homem, basta um calção de praia ou sunga. Fora da piscina recomendamos o uso de um roupão, para que as diferenças de temperatura entre ambientes (aquático, piscinas e vestiários) não incomodem o praticante.

Periodicidade

Recomenda-se que a hidroginástica  seja praticada duas a três vezes por semana.

Outras recomendações

  • Comece com o básico. Procure uma piscina segura e bem cuidada; a temperatura da água deve ser confortável (28 a 31 graus é o ideal).
  • Mantenha o abdômen contraído e a postura ereta ao praticar os exercícios.
  • A equipe de professores deve ser bem treinadas.
  • Em geral, as aulas são versáteis e seguras, existindo tipos de aulas específicas para determinados grupos de indivíduos.
  • Dentro da piscina, é importante que você se sinta confortável e seguro para que aprenda os fundamentos básicos; o instrutor deve estar atento ao ritmo do aluno.
  • Conhecer os seus objetivos e comunicá-los ao seu instrutor são de extrema importância, devendo ser levados em conta para que as aulas sejam proveitosas.

Onde fazer hidroginástica em São José dos Campos

Na Cia Athletica, as aulas de hidroginástica em São José dos Campos são conduzidas por profissionais de Educação Física altamente especializados em atividades aquáticas.

A academia oferece todos os equipamentos necessários à intensificação da prática, como aqua jumps, halteres aquáticos, luvas, cinturões de flutuação e muitos outros!

As aulas são definidas como Condicionamento Aquático ( com grande enfoque no treinamento neuro muscular e equilíbrio postural) e como Hidro Cardio (com enfoque no treinamento aeróbico e emagrecimento).

As aulas têm 45 a 60 minutos de duração. 

Recomendações para praticar

Vestimentas

Dentro da piscina, a roupa mais indicada para mulher, é o maiô que não fica saindo do lugar e permite um maior controle sobre os movimentos durante a aula. Algumas praticantes preferem usar adicionalmente uma bermuda de supplex ou lycra. Para o homem, basta um calção de praia ou sunga. Fora da piscina recomendamos o uso de um roupão, para que as diferenças de temperatura entre ambientes (aquático, piscinas e vestiários) não incomodem o praticante.

Periodicidade

Recomenda-se que a hidroginástica  seja praticada duas a três vezes por semana.

Outras recomendações

  • Comece com o básico. Procure uma piscina segura e bem cuidada; a temperatura da água deve ser confortável (28 a 31 graus é o ideal).
  • Mantenha o abdômen contraído e a postura ereta ao praticar os exercícios.
  • A equipe de professores deve ser bem treinadas.
  • Em geral, as aulas são versáteis e seguras, existindo tipos de aulas específicas para determinados grupos de indivíduos.
  • Dentro da piscina, é importante que você se sinta confortável e seguro para que aprenda os fundamentos básicos; o instrutor deve estar atento ao ritmo do aluno.
  • Conhecer os seus objetivos e comunicá-los ao seu instrutor são de extrema importância, devendo ser levados em conta para que as aulas sejam proveitosas.

Onde fazer hidroginástica em São José dos Campos

Na Cia Athletica, as aulas de hidroginástica em São José dos Campos são conduzidas por profissionais de Educação Física altamente especializados em atividades aquáticas.

A academia oferece todos os equipamentos necessários à intensificação da prática, como aqua jumps, halteres aquáticos, luvas, cinturões de flutuação e muitos outros!

As aulas são definidas como Condicionamento Aquático ( com grande enfoque no treinamento neuro muscular e equilíbrio postural) e como Hidro Cardio (com enfoque no treinamento aeróbico e emagrecimento).

As aulas têm 45 a 60 minutos de duração. 

Piscina de hidroginástica Cia Athletica SJC.

Piscina de hidroginástica Cia Athletica SJC

Se você ainda tem dúvidas sobre a hidroginástica, procure a Cia Athletica e se informe melhor, porque nessa prática você pode melhorar a sua saúde e até emagrecer!

Venha conhecer a melhor hidroginástica de São José dos Campos!

academia sjc aula experimental

Veja nossos protocolos de segurança na  reabertura neste vídeo:

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4 comentários

Evandro 12/02/2019 - 18:30

Boa tarde. Onde estão informações como endereços, preços e horários

Responder
Monica Marques 30/04/2019 - 14:29 Responder
Robson willians 02/12/2019 - 23:32

Ola. !!
Boa noite
Gostaria saber ql o local

Responder
Rafael Vinicius 10/05/2020 - 21:38

Boa Noite.
Fique interessando.
Como eu faço para saber mais?

Responder

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