Praticar atividades físicas é muito importante em qualquer fase da vida, inclusive na gravidez. Mas, claro, durante esse período a mulher deve optar por fazer exercícios de baixo impacto, para não colocar seu bebê em risco. E a natação para gestante SJC é uma excelente opção!
Essa atividade proporciona diversos benefícios para a saúde corporal e mental da mamãe, assim como para o desenvolvimento do bebê. Então, se você quer saber mais sobre a aula de natação para gestantes, continue com sua leitura!
A natação para gestante traz muitos benefícios à mulher. Para começar, a água absorve o impacto dos movimentos no abdômen e impede que as grávidas realizem movimentos bruscos.
Isso porque a resistência da água é contínua e maior do que o ar, quase 800 vezes mais densa. Isso faz com que ela tenha que aplicar mais força muscular para realizar um mesmo movimento, cerca de 14% de mais força.
Mas por outro lado, a pressão da água facilita a realização de movimentos, por causa do efeito empuxo (flutuação). Tudo isso contribui para a tonificação dos músculos e traz muito mais conforto para a mulher.
Apesar da natação ser um exercício de baixo impacto, ainda assim, é necessário que a gestante consulte seu médico em primeiro lugar. Há mulheres que apresentam gravidez de risco ou dilatação do colo uterino, por exemplo.
Alguns especialistas recomendam que a mulher pratique natação até o momento do parto. Afinal, a água melhora alguns sintomas, como câimbras e inchaços.
Contudo, outros recomendam que a gestante interrompa qualquer atividade física, não só a natação, no 8º mês de gestação, porque o tampão mucoso pode se soltar.
Durante a gravidez, a mulher costuma sentir muita fadiga, justamente devido ao peso da barriga, que sobrecarrega os músculos posteriores. Então, sintomas como a fadiga são muito comuns, principalmente, em dias quentes.
Além dos efeitos terapêuticos, a água ajuda a refrescar o corpo e causa sensação de leveza. Por isso, os exercícios de natação para gestantes são essenciais, porque melhoram a disposição das mulheres e promovem o bem-estar após poucas aulas e, às vezes, os benefícios já são percebidos no primeiro dia da atividade.
E diferente de algumas modalidades, a natação para gestantes trabalha o corpo de forma uniforme, movimentando diversos grupos musculares ao mesmo tempo.
Mas, existe alguma diferença entre a natação ou a hidroginástica para gestantes? A natação é um exercício com técnicas de nado, enquanto que a hidroginástica é um exercício onde se realizam movimentos dentro d’água, com uso de acessórios ou não.
Então, quer conhecer quais são todos os benefícios da natação para gestantes? Confira abaixo!
O treino de natação para gestantes tem efeito relaxante sobre o corpo e a mente, porque ajuda a diminuir o peso da barriga, que sobrecarrega os músculos das costas, e a distribuí-lo melhor entre o corpo.
Dessa forma, também alivia a tensão e previne dores musculares, principalmente, da região lombar, e libera a tensão das articulações das costas e dos membros inferiores. Isso é muito importante porque estresse e ansiedade são sintomas comuns da gestação.
O movimento das pernas na aula de natação para gestante SJC melhora a circulação sanguínea. O aumento da temperatura interna e o aumento do fluxo do sangue ajudam a dissipar os líquidos que ficam retidos (edemas).
Portanto, além de diminuir os inchaços que surgem durante a gestação, também previne e trata varizes.
Como explicamos anteriormente, a água tem uma resistência maior do que o ar. Isso faz com que haja mais esforço para realizar os movimentos dentro d’água, ou seja, tem uma queima de calorias maior do que outros tipos de exercício.
Veja também: Dicas para emagrecer
Evita o aparecimento de doenças, como a obesidade gestacional, problemas cardiovasculares, hipertensão, colesterol alto, entre outras, que, inclusive, podem atrapalhar o trabalho de parto.
De acordo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), há várias outras complicações relacionadas à obesidade e ao sobrepeso na gestação, como diabetes gestacional, de hemorragia puerperal (pós-parto) e crescimento intrauterino restrito.
Já para os bebês, os problemas incluem hipoglicemia neonatal, que pode causar morbimortalidade, prematuridade, malformação fetal e risco maior de aspiração de mecônio, que causa inflamação nos pulmões, entre outros.
Após iniciar aulas de natação para gestante SJC, a mulher passa a ter mais força nos músculos, que é acompanhada de resistência e flexibilidade. Esse é um benefício muito importante para as mulheres grávidas, porque diminui o risco de quedas, que podem machucar não só a gestante, como o bebê.
O desenvolvimento dos músculos também é benéfico para o trabalho de parto, já que trabalha os músculos do períneo, principais responsáveis pela expulsão do bebê do útero.
Isso faz com que o parto seja mais rápido, menos doloroso e com menos riscos de causar lesões perineais. A recuperação pós-parto também é muito mais tranquila. Além disso, com essa musculatura fortalecida, há redução de surgir incontinência urinária.
Com um plano de aula de natação para gestantes adequado, o corpo passa a ficar mais relaxado, livre de tensões, dores e inchaço. Por muitas vezes, os sintomas da gestação são as causas das noites mal dormidas.
Então, após diminuir esses incômodos, a mente fica mais relaxada também, o que contribui para uma noite de sono melhor e mais profunda. Desse modo, a gestante passará a se sentir mais disposta para enfrentar todas as atividades do seu dia a dia.
Alguns cuidados gerais devem ser tomados por qualquer gestante, para realizar as aulas de natação SJC com mais segurança e conforto:
Na Cia Athletica SJC, há vários horários que você pode escolher realizar as aulas, seja de manhã, à tarde ou à noite. A piscina é aquecida na temperatura ideal para o bebê e o local é coberto.
Que tal fazer uma aula experimental? Agende aqui!
Compartilhar: