Se você mora nas proximidades do bairro Jardim das Colinas e tem interesse em saber mais sobre o ballet em São José dos Campos, então, acompanhe este conteúdo que preparamos.
Aqui, você vai saber onde participar de aulas da modalidade, os benefícios da prática e conhecer a história da dança e os principais tipos de ballet. Boa leitura!
O balé ou ballet - ambos os termos estão corretos - é um estilo de dança que dá destaque a postura vertical do dançarino, assim como a simetria e o movimento dos membros inferiores ao redor do corpo.
A dança ballet exige bastante flexibilidade e consciência corporal dos praticantes que dançam profissionalmente, ou que dançam há anos e desejam realizar os passos mais difíceis do ballet. Ao mesmo tempo, também consegue promover esses benefícios para quem está iniciando uma aula de ballet.
Como o ballet é uma dança que movimenta todo o corpo e é realizada em duplas ou em grupos, promove diversos benefícios para os praticantes, desde a infância. Dessa forma, as crianças aprendem noções de espaço, disciplina e organização, aprendizados que influenciam também outras áreas da vida.
Veja os demais benefícios da aula de ballet infantil:
Por isso, o ballet é muito indicado para corrigir problemas de postura na coluna e até mesmo de alinhamento dos membros inferiores. Dependendo do problema, a dança pode ser indicada como tratamento para crianças.
A longo prazo, o ballet continua trabalhando o corpo do bailarino e promove ainda mais benefícios. Contudo, desde que ele se dedique à dança, até que consiga realizar os passos mais difíceis.
Então, além dos benefícios que você conheceu acima, o ballet promove:
Leia mais:
Se você está procurando por uma academia de ballet, na Cia Athletica vai encontrar aulas de ballet em São José dos Campos para crianças. A dança faz parte do Programa Kids, que conta com professores com experiência em realizar aulas para crianças de 3 e 4 anos de idade.
Por isso, as aulas são conduzidas com cautela, para que as crianças não se machuquem e aprendam as técnicas certas se divertindo. O ideal é que um pediatra acompanhe o desenvolvimento da criança, já que é uma fase de crescimento.
Inclusive, não é recomendado que as crianças utilizem a sapatilha de ponta, porque precisam ter bastante equilíbrio, força e flexibilidade dos tornozelos. E isso só surge após alguns anos de prática.
Com o devido acompanhamento e supervisão, as crianças vão se divertir, dançar e se exercitar em um ambiente seguro e controlado.
Não se sabe ao certo quem criou a dança, apenas que já ocorriam apresentações na corte italiana e nas casas das famílias nobres para entreter os convidados, desde o século XIII.
Sim, ao contrário do que muitos pensam, o ballet surgiu na Itália - conhecido como ballare, que deu origem ao termo ballet em francês - durante a Renascença, e não na França como muitos pensam. O ballet chegou ao país após o casamento de Catarina de Médicis, uma italiana, com o rei Henrique II da França, no século XVI, que levou a dança para a corte francesa.
O ballet ganhou mais destaque no reinado de Luís XIV no século XVII, por ser um grande admirador. Inclusive, ele chegou a aprender a dançar ballet e realizou muitas apresentações na corte.
Foi ele também que fundou a Academia Real de Dança, que moldou a forma do ballet que conhecemos hoje. Não só quanto aos movimentos, como também as roupas e a sapatilha de ballet. É por este motivo que a grande maioria dos passos de ballet têm o nome em francês.
Veja também:
O ballet romântico é considerado o estilo mais antigo da dança, que justamente utiliza elementos mais românticos, como o tutu romântico, que é a saia de ballet mais comprida e fluida, e movimentos mais delicados.
É o tipo da dança mais conhecido atualmente, com métodos tradicionais de ensino, que podem variar de acordo com a escola de ballet, já que sofreu influência italiana, francesa e russa. O ballet clássico aplica movimentos mais complicados e rápidos e as bailarinas utilizam o tutu bandeja, para que os espectadores consigam acompanhar os passos.
Esse estilo recebeu influência das danças modernas, por isso, os passos de dança têm uma amplitude maior e os bailarinos têm mais liberdade para experimentar novas combinações de passos.
Quer saber mais sobre a aula de ballet em São José dos Campos para crianças? Agende uma aula experimental aqui!
Compartilhar:
Leia também: