É importante conhecer o seu biotipo corporal para entender os resultados que você obtém com os exercícios e a dieta.
Com orientação certa e dedicação, é possível obter excelentes resultados com seu plano de treino e nutrição. Contudo, deve ser elaborado de forma personalizada para cada indivíduo.
Cada pessoa possui uma genética única, que interfere na quantidade de fibras musculares e células adiposas que, por sua vez, determina a proporção de músculos e gordura no corpo.
Por isso, há biotipos que facilitam o ganho de peso e dificultam o ganho de massa muscular. Outros podem ter dificuldade tanto para engordar quanto para ganhar músculos e alguns podem ter extrema facilidade em obter definição muscular.
Por este motivo, um grupo de pessoas pode realizar o mesmo treino e obter resultados distintos. Isso está relacionado à resposta do organismo aos estímulos.
Então, para você descobrir qual é o seu biotipo e como trabalhar isso a seu favor, preparamos um conteúdo completo para explicar as diferenças entre os tipos de corpos, o que influencia e quais são os melhores exercícios.
Boa leitura!
O biotipo é uma classificação do corpo humano com base em características físicas como estrutura óssea, metabolismo e tendência a ganhar ou perder peso.
Cada uma tem particularidades que influenciam a resposta do corpo aos treinos e à alimentação, isto é, ajuda a entender como o corpo responde aos estímulos.
Essas características devem ser utilizadas para criar planos individualizados, para garantir resultados mais eficazes.
Essa classificação foi criada pelo psicólogo William Herbert Sheldon na década de 1940 e, desde então, tem sido amplamente utilizada por educadores físicos e nutricionistas.
Existem 3 principais biotipos de corpo: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.
Muitas vezes, as pessoas apresentam uma combinação de biotipos, como ecto-mesomorfo ou endo-mesomorfo. Por isso, identificar o seu é fundamental para personalizar seus treinos.
Veja abaixo as principais características de cada um:
Corpo mais magro, ombros estreitos, metabolismo acelerado e dificuldade para ganhar peso ou músculos. Quem tem esse biotipo geralmente é alto e tem membros longos.
Estrutura atlética, ombros largos, facilidade para ganhar músculos e perder gordura. É o biotipo corporal mais equilibrado e desejado por muitos atletas e alunos de academia.
Corpo mais arredondado, com tendência a acumular gordura e metabolismo mais lento. Pessoas com esse biotipo geralmente têm facilidade para ganhar peso e precisam se atentar bem à alimentação.
Seu biotipo corporal é moldado por fatores que vão além do treino e da dieta. A hereditariedade, por exemplo, é a base do seu biotipo.
Ela determina características de estrutura óssea, tendência a acumular gordura e facilidade para ganhar músculos.
Isso explica por que indivíduos da mesma família possuem biotipos ectomorfos magros, enquanto outros são mesomorfos ou endomorfos.
Outro fator que contribui para a composição corporal são os níveis de hormônios, como testosterona, que influenciam a capacidade de construir massa muscular, ou o estresse, que facilita o acúmulo de gordura.
Além disso, cada pessoa possui uma taxa metabólica basal, que é referente a quantidade de calorias queimadas em repouso.
Um metabolismo rápido, comum em ectomorfos, dificulta o ganho de peso, enquanto um mais lento, típico de endomorfos, favorece o acúmulo de gordura.
Para isso, observe seu corpo e analise algumas características simples. Em relação à estrutura física do corpo, meça as medidas da sua cintura e dos seus quadris.
Depois, divida o primeiro valor pelo segundo para descobrir a relação cintura-quadril.
Em seguida, meça a circunferência do busto, e divida esse valor pela medida da cintura, para obter a relação busto-cintura.
No quesito metabolismo, você deve analisar se ganha peso facilmente (endomorfo), mantém o peso com facilidade (mesomorfo) ou se tem dificuldade para engordar (ectomorfo).
A forma do corpo também pode ajudar a entender seu biotipo. Olhe no espelho e veja se suas costas são estreitas (ectomorfo), se possui corpo em V (mesomorfo) ou se tem curvas mais suaves (endomorfo).
Outra dica é lembrar como seu corpo era na adolescência, antes de mudanças por treino ou dieta.
Leia mais sobre:
Melhor divisão de treino para hipertrofia: saiba como maximizar o seu crescimento muscular!
Saber seu biotipo é o primeiro passo para adaptar seu treino e sua alimentação para conseguir obter os resultados que deseja.
Porém, mais uma vez, é necessário relembrar de que os resultados serão diferentes para cada biotipo, independentemente dos esforços.
Um corpo endomorfo dificilmente conseguirá alcançar a definição muscular de um ectomorfo. Da mesma forma, um ectomorfo não conseguirá construir a mesma massa muscular de um mesomorfo.
Por isso, é necessário adaptar o plano de treino de cada aluno e ter consciência sobre os resultados, que serão condizentes com o biotipo.
Ganhar músculos, ao mesmo tempo em que diminui ou mantém o percentual de gordura, é importante para a saúde física.
A quantidade de massa muscular de um indivíduo está relacionada à propensão do desenvolvimento de doenças. Quanto mais músculos alguém tiver, menor é a probabilidade.
Segundo um artigo publicado no British Journal of Sports Medicine, os exercícios de força, se praticados entre 30 e 60 minutos por semana, pode reduzir o risco de morte de diferentes causas em até 20%.
Abaixo, veja algumas dicas para obter resultados mais eficazes:
Se você tem o biotipo ectomorfo, seu metabolismo acelerado exige foco em ganho muscular. Portanto, priorize treinos de força com cargas altas e limite o cardio para evitar calorias demais.
Na alimentação, invista em calorias extras com proteínas e carboidratos complexos.
Inclua estes exercícios no seu treino:
Combine esses movimentos com séries de 8 a 12 repetições e descanse bem entre os treinos para favorecer a recuperação.
O biotipo mesomorfo é naturalmente atlético, com facilidade para ganhar músculos e perder gordura. Aproveite essa vantagem com treinos equilibrados, que variam entre força e resistência.
Varie os estímulos para evitar estagnação e manter uma dieta rica em proteínas e gorduras saudáveis.
Considere o seguintes exercícios:
Alterne entre 6 a 10 repetições para força e hipertrofia e 12 a 15 para resistência, ajustando conforme seus objetivos.
Para o biotipo endomorfo, o foco é reduzir a gordura e acelerar o metabolismo. Combine treinos aeróbicos de alta intensidade com musculação para aumentar o gasto calórico.
Na dieta, prefira alimentos de baixo índice glicêmico e ricos em fibras, para manter um nível de déficit calórico.
Veja quais exercícios você pode realizar:
Inclui 20 a 30 minutos de cardio por sessão e séries de 12 a 15 repetições na musculação para maximizar os resultados.
Entender seu biotipo e como ele influencia nos seus resultados é fundamental para alcançar seus objetivos de forma mais eficiente.
Na Cia Athletica, você conta com uma estrutura completa, equipamentos de última geração e profissionais qualificados para ajudar você a identificar seu biotipo e criar um plano personalizado.
Nossos professores realizam uma avaliação detalhada, como o teste de bioimpedância, para confirmar seu biotipo de corpo e suas necessidades.
Que tal agendar uma visita a Cia Athletica para entender como podemos te ajudar a conquistar seus objetivos?
Vem pra Cia!
Compartilhar:
Leia também: