Tipos de corpo: qual o treino ideal para cada um?

Por Monica Marques
Os tipos de corpo de cada pessoa são determinados pelos genes presentes em cada organismo. Saiba mais nesse post.

 

Que cada um possui um corpo diferente você já sabe. Os tipos de corpo de cada pessoa são determinados pelos genes presentes em cada organismo, por isso, não há como dizer que um tipo de treino ou exercício trará os mesmos resultados para qualquer pessoa.

Portanto, se o seu objetivo é ter um corpo definido e saudável, é muito importante saber exatamente qual tipo de treinamento deve ser realizado, com base nas suas próprias características físicas.

Leia e saiba tudo sobre tipos de corpo!

Antes de tudo, como saber meu tipo de corpo?

Para saber qual é o treino ideal para cada tipo de corpo, é ideal entender em qual separação você se encaixa, já que cada uma possui características diferentes e forma de se trabalhar os músculos diferentes. Confira:

1-Ectomorfo

O ectomorfo é caracterizado por ser magro, com braços e pernas compridos, porém finos, com músculos fibrosos e ombros muito estreitos. Além disso, esse tipo de corpo também tem como características pouca gordura corporal, ossos densos, peitoral plano, dificuldade para ganhar peso e um metabolismo bem acelerado.

2-Mesomorfo

Pessoas que possuem o tipo de corpo mesomorfo são constantemente consideradas como “genética boa”, isso por que, na grande maioria das vezes, possuem uma estrutura óssea maior, com aparência atlética. Esses indivíduos são conhecidos por ganhar massa muscular com uma maior facilidade. Suas principais características são: cintura fina, cabeça maior, ombros largos e músculos mais bem definidos, além de um formato corporal retangular.

3-Endomorfo

Os indivíduos que possuem a classificação endomorfo são aqueles que possuem uma maior facilidade para ganhar gordura. Além disso, possuem como característica o corpo mais arredondado, braços mais curtose pernas grossas.

Os endomorfos também possuem metabolismo lento, facilidade em desenvolver músculos e grande dificuldade para emagrecer.

Qual o treino ideal para cada biotipo corporal?

Agora que você já consegue definir qual é o seu biótipo corporal, é hora de saber qual é o tipo de treinamento ideal para você que deseja definir o corpo. Se você for endomorfo, por exemplo, como possui uma maior dificuldade para perder peso, os treinos na academia devem ser focados em atividades físicas de alta intensidade, como o HIIT   e outros exercícios aeróbicos com uso de carga para também promover o fortalecimento muscular.

O treino para esse biotipo também deve ter um alto número de repetições, para assim estimular a queima de gordura.

Já se o seu caso for de um biotipo ectomorfo, graças ao metabolismo mais acelerado, é possível queimar calorias rapidamente.

Dessa forma, se o seu objetivo é ficar com os músculos trincados, os seus treinos de musculação devem ser compostos por movimentos intensos e de menor duração, com foco nos grupos musculares maiores.

O recomendado é que você se dedique a praticar exercícios com cargas mais elevadas para aumentar o tamanho e, consequentemente, definir os músculos.

Os exercícios aeróbicos também devem fazer parte da sua rotina, já que ajudam a acelerar o processo de emagrecimento.

Se você for mesomorfo, por sua vez, saiba que os seus treinos devem ter características diferentes, já que você costuma ganhar peso rapidamente. Devido a isso, o recomendado é que você concilie os treinos na academia para mulheres ou mista com exercícios cardiovasculares, como o Spinning , ao longo da semana.

Dessa forma, haverá queima de gordura, a definição muscular e a melhora do seu condicionamento físico em geral.

Conclusão

Independente do seu biotipo, a Cia Athletica está preparada para te ajudar! Com uma grande variedade de equipamentos e modalidades, além de uma equipe competente e qualificada, a Cia Athletica consegue te ajudar a alcançar os seus objetivos, independente do seu tipo de corpo.

Não sabe como começar a treinar? Venha para a nossa academia e converse com nossos profissionais. Você receberá toda a orientação necessária para saber qual dos nossos treinos é o ideal para te ajudar a alcançar o corpo tão desejado. Aproveite e agende também uma aula experimental! Conheça também o bioDensity na Cia no vídeo abaixo:

 

Os tipos de corpo de cada pessoa são determinados pelos genes presentes em cada organismo. Saiba mais nesse post.

Veja Também

Comente!