É comum encontrarmos pessoas das mais variadas idades correndo por algumas ruas e praças de São José dos Campos. E o número de pessoas que praticam este esporte aumenta todo dia. Isto ocorre porque a corrida é um exercício simples, que pode ser praticado a qualquer hora e em qualquer lugar, basta ter um bom par de tênis e disposição.
A corrida pode ser praticada por qualquer pessoa, até mesmo por crianças e idosos, desde que orientados e acompanhados de um profissional. Além disso até mesmo iniciantes são bem-vindos nessa atividade física que requer apenas que você tenha disciplina e respeite os seus limites.
Os alunos do Grupo de Corrida SJC Cia Athletica escolheram 5 locais de São José dos Campos como os mais indicados:
Para quem está iniciando na corrida sjc é importante ter alguns cuidados ao correr na rua como, por exemplo, ter atenção redobrada nos cruzamentos. Uma boa dica é correr no sentido contrário ao do fluxo dos carros, pois desta forma é possível ter uma visão melhor dos riscos. Além disso, os motoristas também terão uma melhor visão do atleta.
O ideal é correr com roupas coloridas e de fácil visualização. Isso auxilia na visualização dos motoristas.
Calçadas e ruas esburacadas podem ser um fator de risco para lesões. Por isso, ao treinar em locais em que o asfalto parece acidentado, o recomendado é optar por corridas mais leves, deixando os treinos de intensidade alta para lugares em que o piso é mais confiável.
Para quem está começando a correr, o indicado são as praças, parque ou calçadão, pois são mais seguros. Mas nem toda praça é adequada! Algumas praças têm muito movimento de crianças, cachorros, pedestres e assessorias de treinamento e tornam-se inviáveis para correr, pois é necessário desviar ou diminuir o ritmo o tempo todo. É o que acontece na praça do Aquárius, que grupo prefere não frequentar.
E outra boa ideia é sempre ter companhia durante os treinos. Além de mais divertido, isto aumenta a segurança tanto no quesito atenção com o trânsito quanto para possíveis assaltos.
Os praticantes dizem que correr é um “vício do bem”. Requer planejamento e disciplina. Também ensina humildade e superação – antes de vencer, é preciso terminar uma prova, atingir limites e tolerar a dor. Melhora a autoestima – à medida em que os objetivos são alcançados e o corpo se modifica – e a concentração. Diminui o estresse e promove a inserção social, por meio dos grupos de corredores que se formam nos treinos, nas ruas e nas provas.
Além de ajudar a perder peso, definir pernas, bumbum e barriga, é uma atividade que tem também muitos outros benefícios para a saúde da mulher, pois pode ser um importante aliado na diminuição do estresse e dos sintomas da TPM.
Correr também ajuda na longevidade. Segundo pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association, realizada por seis anos com 200 mil pessoas, a corrida moderada diminui em 44% a chance de morte precoce e aumenta a expectativa de vida: seis anos para os homens e cinco anos para as mulheres. A corrida regula o sono, requer bons hábitos alimentares, ajusta o colesterol, a glicemia e a hipertensão, e equilibra as taxas hormonais.
Fica mais fácil praticar o esporte e obter os benefícios disto quando se aprende a correr corretamente. Manter a cabeça ereta, ter atenção aos braços, à posição das pernas e à postura. Confira algumas dicas:
O calçado tem que ser confortável. Busque informações das diversas marcas, experimente, teste e encontre o calçado com o qual se sente melhor correndo.
Inicie devagar e aumente a distância aos poucos, principalmente se estiver acima do peso. Aumentar a quilometragem de uma única vez pode estressar músculos e articulações e há o risco de lesões. Se nunca correu, o indicado é iniciar devagar, intercalar corrida e caminhada para o corpo acostumar.
Mesmo que goste de correr sozinho, considere integrar um grupo. Ajuda a não perder o treino por causa da motivação de encontrar pessoas e auxilia a acertar passadas (a maioria corre em ritmo confortável).
Busque informações sobre os benefícios de variar o treino – velocidade ou resistência, terreno plano ou inclinado? Determinados treinos podem melhorar o condicionamento físico, especialmente se planejados e intercalados na semana.
Ritmo - Para saber se você está ou não em um bom ritmo, aqui vai uma dica curiosa: tente conversar com um parceiro. Se o atleta não tiver fôlego para falar, então é melhor diminuir a marcha.
Correr com muita chuva não é indicado, pois a água pode molhar o tênis e formar bolhas. Mas, se o tempo estiver apenas com uma leve garoa, não há desculpa.
Em dias muito frios, o treino pode não valer a pena. O risco de pegar um resfriado aumenta muito. Se você achar que dá para arriscar, comece o treino agasalhado e depois fique apenas com camiseta de manga comprida.
Mulheres devem correr com tops justos para evitar desconforto. Caso o incômodo com as passadas continue, o ideal é usar dois tops. Isso ajuda a evitar que os seios caiam por causa do movimento da corrida.
Grupo de corrida Cia Athletica SJC
Compartilhar: