Com certeza você já ouviu falar, mas você sabe o que é treinamento funcional?
Em primeiro lugar, é um método de trabalho mais dinâmico do que os treinos convencionais. E é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício.
Desta forma, o foco não é somente um grupo muscular isolado, mas sim. Resumindo: os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.
Para fazer o treino são usados apenas alguns acessórios e os exercícios apresentam uma complexidade maior, o que pode dificultar o treino funcional em casa. Apesar dos benefícios do treino global, pode haver um risco maior para lesões. O melhor então é sempre procurar uma academia e contar com a supervisão de um profissional.
A principal característica do treino funcional são os exercícios focados na necessidade de quem pratica. Ou seja, eles são elaborados para alcançar o resultado que o aluno precisa, de acordo com o seu trabalho, estilo de vida ou esporte que pratica.
Os exercícios funcionais são praticados em diferentes sequências que acionam os músculos e articulações de forma global, desenvolvendo:
• coordenação motora,
• flexibilidade,
• agilidade,
• equilíbrio,
• força e
• aptidão cardiorrespiratória.
Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos que já existem no mercado.
Entre os principais acessórios estão:
• a bola suíça,
• o cinto de tração,
• a medicine ball,
• obosu,
• o mini trampolim,
• atheraband
• e os cones.
Devido à complexidade envolvida, essa atividade não é uma das mais indicadas para as pessoas previamente sedentárias.
Além da tonificação muscular, o circuito funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior.
Agora que você já sabe o que é o treinamento funcional, veja quais são seus benefícios:
Entre os diversos benefícios do treinamento funcional, o fortalecimento muscular é o que está conquistando cada vez mais adeptos. O exercício deixa o corpo definido e tonificado por completo sem, necessariamente, depender de exercícios específicos para o bumbum ou a barriga.
Melhoria da postura
Você anda curvado ou tem dificuldade em manter uma postura ereta enquanto trabalha? O treinamento funcional, além de fortalecer os músculos que ajudam a manter a coluna reta, ajuda no desenvolvimento da consciência corporal.
O treinamento funcional cria o hábito de contrair o abdômen e alinhar quadril, ombros e pescoço, uma vez que essa postura é solicitada durante a modalidade.
A maioria dos exercícios do treinamento funcional trabalha movimentos compostos, integrando pernas e braços, uma vez que são esses que ajudam a trabalhar também a região do core. Um exemplo é o exercício de agachamento feito com uso de halteres. De quebra, você sai com braços, pernas e abdômen trabalhados.
A região do core é uma espécie de cinturão que compreende músculos das regiões lombar, pélvica e do quadril. Sua principal ação é de estabilizar o corpo de uma maneira geral. As estratégias do treinamento funcional atuam diretamente nessa área, já que tem como princípio atividades básicas, que precisam de estabilidade para serem realizadas.
Além de ser um ótimo exercício para fortalecer os músculos, o treinamento funcional também trabalha o sistema cardiorrespiratório uma vez que exige velocidade de execução das tarefas e alto tempo de permanência em cada posição, aumentando a frequência cardíaca de acordo com a intensidade das tarefas.
Alguns exercícios específicos do treinamento funcional trabalham equilíbrio e coordenação motora.
A flexibilidade é trabalhada no treinamento funcional, pois os movimentos são sempre executados com amplitude total, fazendo com que o músculo se alongue.
Além do trabalho muscular, o treino funcional emagrece porque proporciona um estímulo cardiovascular bem intenso.
Exemplo:circuito onde o aluno corre, pula em uma cama elástica, salta um obstáculo, desvia de cones.
O gasto médio em uma hora de aula é 800 calorias, mas isso também pode depender de cada indivíduo e do nível de condicionamento físico dele.
A frequência considerada ideal é três vezes por semana. Mas também varia de pessoa para pessoa.
Agora você pode estar se perguntando: o que é melhor treinamento funcional ou musculação? Pois bem, os treinos são diferentes. Na musculação as séries de exercícios são fixas e no treino funcional o treino é mais diversificado.
Gostou? Entendeu o que é o que é treinamento funcional?
Se você procura por treino funcional em São José dos Campos agende uma aula experimental na Cia Athletica.
Compartilhar: