Os exercícios funcionais acionam os músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força e aptidão cardiorrespiratória. Eles podem ser praticados em diferentes sequências.
Quando a prática tem por objetivo desenvolver o equilíbrio, os movimentos podem ser executados com o uso de bases instáveis, como bolas, pranchas e bastões.
A principal característica do Treino Funcional são os exercícios focados na necessidade de quem pratica. Ou seja, eles são elaborados para melhorar os resultados e a performance nas tarefas ou esportes que o praticante realiza frequentemente.
Muito tem se falado sobre esta modalidade. Mas, afinal, o que é treinamento funcional?
O treinamento funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico que os treinos convencionais. Ele é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo - os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.
Na academia há diversos aparelhos que trabalham um músculo por vez e, em geral, os praticantes não precisam pensar muito para realizar os exercícios. Mas para fazer os treinos funcionais são usados apenas alguns acessórios e os exercícios apresentam uma complexidade maior.
O circuito funcional é composto pela realização de diversos movimentos, e vale ressaltar que o objetivo central é atingir os objetivos particulares de cada um dos praticantes.
Os exercícios exigem condicionamento e fazem com que você se supere a cada dia. O que mais motiva os praticantes é reconhecer que a cada novo dia ele está com uma resistência física melhor para evoluir nos movimentos.
Os movimentos são inspirados em gestos presentes em nosso cotidiano e realizados em esportes, utilizados para fortalecer os músculos e tonificar seu corpo.
Os exercícios muitas vezes são realizados apenas com o peso do próprio corpo.
Muitas pessoas começam a praticar esse tipo de treino para entrar em forma mais facilmente, pois os exercícios são mais intensos e dinâmicos. Os resultados são mais eficientes e rápidos, o que motiva os seus praticantes a continuarem o funcional treino.
A aula funcional motiva as pessoas a se exercitarem, principalmente, porque melhora a resistência muscular e a força, com perda de peso considerável.
Além disso, na academia, treino funcional serve como um auxílio aos demais programas ou como alternativa de atividade para ganhar músculos e perder peso.
Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas.
Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiovascular.
Os benefícios do treino funcional, podem ser maximizados com a supervisão de um um profissional de Educação Física especializado.
→→→→ A mais nova modalidade do “high intensity interval training”, o GRIT.
→→→→ Leia também: 13 receitas fitness para ajudar na sua dieta
O treino funcional emagrece muito mais rápido e se tornou a aposta de famosas como Juliana Paes, Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Flávia Alessandra e outras, para secar as gordurinhas.
As atividades são mais dinâmicas e proporcionam uma queima calórica intensa. Os treinos são focados, raramente se repetem e por isso o treino funcional para emagrecer tem sido bastante procurado. O fortalecimento da musculatura também acaba acontecendo mais rápido.
Uma das apostas das celebridades são os treinos funcionais para perder peso com atividades suspensas para secar a barriga. Com equipamentos especiais, os movimentos são feitos em suspensão, utilizando o peso do próprio corpo, o que garante um trabalho muscular muito intenso.
Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional tem muito a ver com o histórico de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento.
Devido à complexidade envolvida, esse método não é um dos mais indicados para as pessoas previamente sedentárias. O ideal para este público é se preparar com exercícios mais simples, como a própria musculação, antes de se submeter ao treino funcional para iniciantes.
Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos que já existem no mercado. Entre os principais acessórios estão a bola suíça, o cinto de tração, a medicine ball, o bosu, o mini trampolim, os elásticos e os cones.
As aulas podem usar e alternar circuitos, saltos, giros, agachamentos e acessórios que auxiliam nos exercícios.
Compartilhar:
Leia também: