O agachamento é um dos exercícios mais prescritos que existem, pois é grande a composição dos músculos, articulações e tendões envolvidos no movimento.
Esse exercício virou febre nos treinos de musculação e em outras modalidades, por ser muito versátil e eficiente no que se propõe: fortalecer e modelar as pernas por completo.
Leia também: Atividades físicas para crianças
O agachamento é um movimento funcional e vital para todos nós. É um movimento que usamos o tempo todo, seja para sentar numa cadeira, para ir ao banheiro. Quem agacha bem tem uma boa mobilidade de quadril e força nos grandes grupos musculares das pernas. É um exercício de fortalecimento dos músculos das coxas, quadris, glúteos, bem como ossos, tendões e ligamentos. Ou seja, deixa as coxas e bumbum durinhos!
O agachamento trabalha quadríceps femural, glúteo médio, glúteo máximo, bíceps femural (posterior da coxa), e ainda usa o reto abdominal e quadrado lombar como estabilizadores.
Se acrescentarmos uma carga na parte superior do corpo, teremos mais a ativação dos braços e ombros, então quase todo o corpo será trabalhado durante o exercício.
Fazer exercícios que trabalhem o corpo todo é uma ótima alternativa para quem tem pouco tempo para treinar .
O agachamento é indicado tanto para quem quer definir melhor o corpo quanto para quem pretende apenas manter um condicionamento físico ideal para realizar tarefas cotidianas.
Com as pernas fortes, o corpo tem mais facilidade para realizar o movimento de sentar e levantar de uma cadeira ou sofá, por exemplo.
Com os glúteos trabalhados de forma mais intensa e em amplitude total, também ficamos com a bacia alinhada e uma melhor postura da coluna, que é fortalecida. Isso gera menos dores nas costas.
Os exercícios de agachamento estão nos treinos funcionais, nas danças, nos esportes ( como o voleibol, por exemplo) e na musculação, o que pode demonstrar a sua importância e responsabilidade para um bom condicionamento físico.
Como todos nós precisamos de estímulos para nos manter ativos e sempre superando as metas determinadas, conhecer um pouco mais sobre os melhores exercícios de agachamento pode ser a chave para você ficar mais próximo de seus objetivos.
Ficar com o bumbum durinho é o objetivo de muitas mulheres e o melhor exercício para isso, sem sombra de dúvida, é o agachamento. Além dos glúteos, ele também é ótimo para fortalecer e tonificar as pernas.
Fazer agachamento proporciona tanta coisa boa para o nosso corpo que cada vez mais homens e mulheres estão se tornando adeptos desse exercício.
Confira também: Taekwondo SJC
Conheça alguns agachamentos:
Deixe os pés afastados na linha dos ombros.
A postura precisa estar ereta e você deve olhar sempre para frente.
Faça um agachamento na amplitude máxima do movimento (como se você fosse se sentar em uma cadeira), mas sem tirar os calcanhares do chão e mantendo o abdômen contraído.
Jamais deixe o seu joelho ultrapassar a linha das pontas dos pés.
Volte à posição inicial, expirando o ar ao realizar esse movimento.
Ao acrescentar pesos e objetos nos membros superiores, cuidado com a carga usada para não sobrecarregar demais a coluna. Se o objeto for pesado a ponto de fazer você arredondar as costas, curvando-a para frente, é melhor diminuir a carga.
O agachamento sumô é feito com as pernas bem afastadas, pés levemente apontados para fora, tronco ereto. Benefícios: fortalecimento do core, e músculos das coxas (quadríceps e isquiotibiais) .
No agachamento afundo é necessário manter pés no afastamento da linha do quadril, dar um passo grande para trás de forma que quando for flexionar joelhos eles não ultrapassem a linha do pé da frente. O pé de trás não encosta o calcanhar no chão, manter tronco ereto e, durante o movimento, o joelho de trás quase toca no chão. Benefícios: fortalece coxas (região anterior e posterior), glúteos e panturrilhas.
Também chamado de pliometria, é um método que reúne exercícios com saltos e lançamentos, que envolvem um alongamento da musculatura, seguido de uma rápida contração (fase concêntrica). Benefícios: aumenta a força explosiva, potência muscular, melhora a força de tendões e ligamentos.
Uma das formas de fazer o agachamento é utilizando o aparelho Smith. Como é um aparelho no qual se consegue colocar muita carga, é uma maneira segura e eficaz de realizar o movimento.
Os principais erros ao realizar o agachamento são:
Além de não alcançar os objetivos desejados, executar de forma errada a técnica do agachamento pode ocasionar diferentes tipos de lesões, como:
Esses exercícios de agachamento podem auxiliá-lo a melhorar não só a força e resistência dos membros inferiores, mas também do tronco e membros superiores, e o melhor de tudo, você pode fazer em qualquer lugar!
Compartilhar:
Leia também: