7 razões para indicar hidroginástica para gestantes

Por Monica Marques

7 razões para indicar hidroginástica para gestante infográfico

Todos sabem que praticar exercícios na gravidez é essencial. Porém, poucas pessoas possuem o conhecimento de que a hidroginástica para gestantes é o melhor exercício durante essa fase, já que o corpo feminino passa por diversas transformações na gravidez e essa atividade física pode aliviar desconfortos.

Leia e entenda por que praticar hidroginástica na gestação!

Confira também: Academia para mulheres

O que, de fato, é a hidroginástica?

Bom, a hidroginástica é um exercícios aeróbico que é realizado dentro da piscina com o auxílio de equipamentos que também são utilizados na natação. A diferença é que os movimentos da hidroginástica são mais leves e não focam no alto rendimento, mas sim na manutenção da saúde física e mental de quem a pratica.

Quais os benefícios da hidroginástica para a gestante?

Durante a gravidez, a mulher passa por alterações profundas na  estrutura do seu corpo, que se prepara de forma gradual para acomodar a presença do bebê.

Estas alterações afetam a postura, pois o peso do bebê desloca o centro de gravidade à frente. Por isso,  a mulher pode sentir desconforto na região lombar e, em alguns casos, até dor.

O peso extra que a mulher passa a carregar diariamente gera maior esforço e pode trazer maior cansaço.

Tendo isso em mente, a hidroginástica para gestantes aparece como uma forma de exercício  muito agradável.  A mulher se sente mais leve dentro da água. A carga e o impacto sobre as articulações são menores dentro da piscina. Há menor risco de lesões e desconfortos.

Os benefícios da hidroginástica para gestantes são:

  •  Alívio das dores musculares

A hidroginástica é uma atividade física para gestantes que ajuda a fortalecer a musculatura das costas e a reduzir a dor lombar.  Conforme a barriga da gestante aumenta esta dor costuma aparecer .

  • Maior disposição para o dia a dia

Mantendo o seu condicionamento físico, a futura mamãe ganha mais disposição! Mais energia para viver a maratona de cuidados com o bebê que vai chegar.

  • Menos estresse e ansiedade

Durante qualquer tipo de atividade física, o organismo libera endorfina, substância que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. Diminui aquela ansiedade da mamãe, que não vê a hora de ir para a maternidade.

O famoso humor instável, causado por alterações hormonais, tende a diminuir com a prática da hidroginástica para gestantes. Sem contar que a água é extremamente relaxante!

  • Melhora da circulação e alívio do inchaço

Por conta da intensa retenção de líquidos, o inchaço nas pernas é um dos principais incômodos para as mamães durante a gravidez. A pressão hidrostática tem um efeito massageador que funciona como uma drenagem linfática natural: os edemas diminuem  e a circulação melhora, inibindo também a formação de varizes.

guia de alimentação saudável na quarentena

  •  Fortalecimento do assoalho pélvico e do abdome

Os exercícios de hidroginástica na gravidez para gestante também fortalecem os músculos do períneo e do abdome. Isso acelera a recuperação pós parto e ajuda a evitar a incontinência urinária.

  • Gasto  calórico moderado

Assim como outras  atividades aeróbicas, a hidroginástica para gestantes também ajuda a controlar o peso. Emagrecer é uma preocupação muito presente no dia a dia das mamães. Mas, atenção: o exercício físico não será suficiente se você não cuidar da alimentação.

  • Recuperação pós-parto mais rápida

O corpo com músculos fortalecidos e com metabolismo mais acelerado tende a gastar mais energia. Após o parto, isso ajuda a mamãe a voltar ao peso anterior com mais facilidade.

Hidroginástica na gravidez emagrece?

Além de todo os benefícios citados anteriormente, a hidroginástica para gestantes, ao contrário do que muitas pessoas pensam, promove o emagrecimento, com queima de até 400 calorias por hora de exercício físico!

Como funciona a hidroginástica para gestantes?

As mamães são liberadas para fazer hidroginástica na gravidez a partir do terceiro mês de gestação, quando o risco de ocorrer aborto diminui, podendo seguir com a prática até o último mês. As aulas duram em média 45 minutos, de 2 a 3 vezes por semana.

Porém, existem alguns cuidados que devem ser tomados quando o assunto é atividade física para gestantes. Confira:

  • Evitar intensidade elevada. A frequência cardíaca deve ser sistematicamente controlada, 140 bpm (batimentos por minuto) costuma ser o limite recomendado.
  • O exercício não pode ser extenuante, de maneira alguma! Para não chegar no limite, existe um truque de monitoramento: você deve conseguir conversar com as colegas de piscina normalmente, durante toda a aula. Se ficar vermelha e ofegante, significa que está faltando ar não apenas para você, mas para o bebê também!
  • Alguns saltos, que fazem o tronco sair da água, devem ser evitados para minimizar o impacto sobre as articulações.
  • A temperatura da água não deve ser muito quente. 28 a 31 graus Celsius é o ideal. Evitar piscinas de hidroterapia com temperaturas maiores do que esta.

Existem contraindicações para praticar hidroginástica para gestantes?

Sim. Caso a grávida apresente alguma dessas condições, a hidroginástica para gestantes não é recomendada:

  • Problemas pulmonares;
  • Placenta de inserção baixa ou placenta prévia;
  • Presença de cardiopatias;
  • Problemas no colo uterino;
  • Quadro de pré-eclâmpsia;
  • Histórico de parto prematuro e abortos espontâneos.

Para praticar hidroginástica na gravidez, a liberação médica é indispensável!

É importante ressaltar que  qualquer atividade física durante a gestação só deve ser iniciada após a liberação do médico.

Em geral, as futuras mamães  que estão sedentárias são liberadas pelo médico a partir do terceiro mês, quando o risco de aborto diminui, e podem seguir com a prática até o fim da gravidez.  As gestantes que já se exercitam  costumam ser autorizadas a continuar, praticando  atividades leves e moderadas.

Os benefícios da atividade física durante a gravidez são muitos, mas jamais inicie sem consultar o seu obstetra: apenas ele saberá dizer se essa é a melhor opção para você e para o seu bebê!

O que é melhor para gestantes: hidroginástica ou Pilates?

Muitas mulheres acreditam que o Pilates é um dos melhores exercícios para se fazer durante e a gravidez. O Pilates também ajuda as novas mamães a recuperarem a forma física que tinham antes da gravidez.

Uma das principais razões que torna o Pilates tão bom para as gestantes é porque é uma atividade física de baixo impacto. É também ótimo para o  fortalecimento dos músculos centrais do corpo. Abdômen,  costas e  assoalho pélvico  bem  tonificados, suportam melhor o período de gestação e a hora do parto.

A capacidade de adaptação dos exercícios também é um fator importante, por isso as gestantes devem priorizar as sessões individualizadas no estúdio e evitar as sessões de Mat Pilates após o quarto mês de gestação.

No estúdio, a maioria dos exercícios pode ser modificada de acordo com cada fase da gravidez para permitir exercícios mais  seguros:

  • Conforme o bebê se desenvolve, a posição em decúbito dorsal (deitada de barriga para cima) se torna desconfortável. Evitar.
  • O inchaço (edema) nos punhos pode trazer uma sensação de formigamento. Por isso algumas posições onde o peso do corpo é colocado sobre os punhos também deverão ser evitadas.
  • As aulas de Mat Pilates, que são oferecidas em grupo, muitas vezes têm uma grande quantidade de exercícios nestas posições. Por isso a modalidade individualizada nos aparelhos é sempre a mais indicada.

Concluindo, as duas atividades são legais e trazem vários benefícios para as futuras mamães!

Hidroginástica para gestantes em São José dos Campos

A Cia Athletica oferece o melhor programa de hidroginástica de São José dos Campos.

Há grande variedade de horários de hidroginástica! Você pode frequentar todos eles: pela manhã (de segunda a sábado), à tarde e à noite ( de segunda a sexta).

Os profissionais são altamente especializados na modalidade e alguns possuem ainda a dupla formação superior ( Educação Física e fisioterapia).

A piscina tem a profundidade ideal para esta modalidade , é coberta e aquecida. Além disso, é  super equipada com todos os acessórios que tornarão a prática mais segura e eficaz:

  • coletes,
  • borrachas,
  • luvas,
  • jumps,
  • aquatubos e outros.

Se você está em busca de uma academia em São José dos Campos com hidroginástica para gestante SJC, venha fazer uma aula experimental na Cia Athletica!

academia sjc aula experimental hidroginastica para gestantes

Veja Também

Comente!