Natação SJC: 15 benefícios que você nem sabia

Por Monica Marques
Nadar traz uma série de benefícios para adultos e crianças. Na natação SJC da Cia Athletica, existem atrativos a mais. Saiba aqui.

Nadar traz uma série de benefícios para adultos e crianças. Na natação SJC da Cia Athletica, existem atrativos a mais, porque é o melhor parque aquático da cidade.

Veja nesse post, como a relação entre exercício físico e saúde é muito grande, além de todas as vantagens dessa escola de natação SJC.

Nadar faz bem para pessoas de todas as idades

Entre as atividades físicas para crianças, praticar a natação é uma das atividades que mais trazem benefícios ao desenvolvimento infantil, inclusive para a coordenação motora e melhoria de aspectos cognitivos. Além disso, também garante momentos de diversão, especialmente nos dias mais quentes.

Porém, muitos adultos também não abrem mão de dar braçadas em uma piscina para se refrescarem e também manterem um corpo saudável e bem-disposto.

A natação, inclusive, é uma prática muito indicada para quem quer sair do sedentarismo mas não encontrou uma atividade física atraente para seus objetivos.

A atividade é bastante dinâmica, além da diversão, permite conhecimento de estilos de nados diferenciados, em todos, os músculos do abdômen serão trabalhados, mas em alguns outro grupos musculares também entram em ação, como: 

Borboleta: esse treino está entre os exercícios de natação para emagrecer  que mais promovem gasto calórico e atuam muito no abdômen, mas tambem atua nas costas, trapézio, peitoral, bíceps e glúteos.

Peito: trabalha bastante fortemente o peitoral, pernas e abdômen.

Crawl: esse exercício promove trabalho muscular forte nos glúteos e interior das pernas. 

Costas: esse estilo ajuda a realizar trabalho muscular nos braços e nas pernas. 

Natação em São José dos Campos na Cia Athletica

Para as famílias que estão querendo fazer aula de natação, SJC tem uma excelente opção com a Cia Athletica.

São duas piscinas cobertas e aquecidas com sistema de filtração de diatomita, o mesmo sistema usado pela indústria farmacêutica, o que garante excelente qualidade e potabilidade para a água.

A piscina de 12,5 m foi desenhada especialmente para as aulas de hidroginástica e natação para bebê. Adultos e crianças encontram a profundidade ideal para a sua prática e uma temperatura entre 31 e 32 graus Celsius.

A piscina semiolímpica é ideal para o aperfeiçoamento e treinamento de todos os estilos. O aluno pode nadar em diversos horários, 7 dias por semana e aos feriados também ( sistema Flex Time).

Natação SJC – infantil e adulto

Os professores da escola de natação infantil SJC  são credenciados pela Metodologia Gustavo Borges. Isso garante uma sequência pedagógica rica e avaliações constantes. Os professores de natação para adultos têm experiência como atletas nadadores em diversas modalidades aquáticas incluindo:

  • Triathlon,
  • Águas abertas e
  • Corridas de aventura.

Além disso, a natação é super recomendada por ser um esporte completo. Conheça os principais benefícios do esporte, especialmente para os adultos:

Natação e hidroginástica: piscina semi-olímpica, coberta e aquecida!
Natação sjc: piscina semiolímpica, coberta e aquecida

Ao procurar uma escola de natação em São José dos Campos  não pense que estará apenas conseguindo um meio de aprender a nadar, nadar traz inúmeros benefícios para todas as faixas etárias.

Além disso, não existe idade para o início desta modalidade! Inclusive, na Cia, a natação em SJC para bebês já pode ser iniciada a partir dos 6 meses de idade.

1 – Ajuda na memória e foco

A natação ajuda na oxigenação e melhoria da atividade cerebral, que vai contribuir para um aumento da concentração, raciocínio e da preservação da memória dos praticantes. Inclusive, diminui riscos de desenvolvimento de doenças degenerativas do cérebro. 

A liberação de algumas substâncias vai deixar o organismo do atleta em alerta, melhorando, inclusive, a realização de suas tarefas diárias.

2 – Alívio do estresse 

A concentração necessária para conciliar os movimentos da natação faz com que o cérebro libere endorfinas, conhecidas como hormônios do bem-estar, gerando sensações agradáveis e relaxantes.

3 – Aumento da autoestima

Com a liberação de substâncias como a serotonina, ocitocina, dopamina e endorfina, durante a prática da natação, o praticante ganha um aumento significativo de sua autoestima porque se sente mais independente, livre e em segurança.

Além disso, a possibilidade de socialização que a natação promove, o que ajuda na formação de laços com outras pessoas, também é fator benéfico para que o praticante se sinta muito melhor.

4 – Redução do risco de diabetes

Num treino puxado de natação  é possível queimar até 700 calorias, reduzindo aproximadamente 10% o risco de diabetes do tipo 2.

Isso porque a prática dessa atividade física ajuda na melhoria da ação da insulina e na redução dos níveis de glicose, além de melhorar a saúde dos vasos.

5 – Coração mais jovem e saudável

A natação pode retardar o envelhecimento e prevenir doenças do coração. O trabalho respiratório associado aos movimentos do corpo durante a natação fortalece a musculatura cardíaca e elimina a gordura existente ao redor do coração. Isso significa coração saudável e mais forte.

6 – Melhoria da respiração

A natação fortalece os músculos torácicos, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões e ampliando a capacidade de absorver oxigênio. Também ajuda a reduzir os sintomas da bronquite e asma, por ser praticada em um ambiente úmido.

7 – Menor impacto sobre as articulações

Na escola de natação em SJC, a prática de natação e hidroginástica é muito boa para articulações porque são exercícios de baixo impacto. Os discos intervertebrais são preservados, assim como as articulações dos quadris , joelhos e tornozelos. 

8 –  Ajuda na recuperação de lesões

Devido ao baixo impacto,  a natação possibilita que as articulações e ligamentos sejam lubrificados, enquanto a musculatura é trabalhada de forma suave, o que garante fortalecimento e uma recuperação melhor  no caso de uma lesão.

9  – Xô colesterol!

A natação é uma atividade aeróbica, por isso, consegue balancear os níveis de colesterol no organismo, aumentando o HDL, o colesterol bom! Isso mantém as suas artérias saudáveis e flexíveis.

10 – Controle de peso

Quer queimar calorias? Então aposte na natação, nesse quesito, a atividade é superior a outras de baixa intensidade e mais segura do que exercícios mais intensos.

A natação vai ajudar quem quer emagrecer porque é um exercício cardiovascular que vai movimentar o corpo inteiro e permitir grande queima calórica. 

Mas, ao utilizar braços e pernas para se manter à tona na água, também vai produzir um esforço que vai trabalhar diversos músculos, inclusive costas e abdômen.

11 – Aumento da força muscular

A água é mais densa que ar, por isso, o nadador tem que empurrar a água para conseguir sair do lugar. Esse trabalho resulta em incremento da força e resistência muscular.

12 – Equilíbrio muscular

Em cada braçada, os praticantes estarão usando músculos do corpo todo, desde a ponta do dedo da mão até à ponta do dedo do pé. 

No entanto, todo o trabalho muscular é realizado de forma equilibrada. Embora um músculo principal seja ativado, outros músculos também vão atuar para vencer a resistência da água sem exageros.

13 – Pode ser realizada durante a gravidez

Praticar atividades físicas durante a gestação é altamente recomendável. A prática da natação tem sinal verde, especialmente por ser de baixo impacto, tendo o ambiente aquático um facilitador de movimentos.

Além de manter o corpo ativo, promove uma sensação de relaxamento, que ajuda na melhoria do sono e diminuindo inchaços nas pernas e dores nas costas. 

Além disso, é um ótimo exercício cardiorrespiratório.

14 – Auxilia a longevidade

Estudos médicos como o da British Journal of Sports Medicine e da Universidade da Carolina do Sul, após acompanhamento de praticantes regulares de natação durante anos, puderam comprovar o aumento da longevidade a partir dessa prática física, porque apresentam melhora de diversos problemas de saúde e até evitar alguns deles.

15 – Ajuda no tratamento de fibromialgia

A natação é excelente para tratar vários tipos de doença,  porém, se você sofre de fibromialgia, essa prática deve estar presente no seu tratamento, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Unifesp. 

A atividade proporciona resultados tão bons quanto a caminhada e caminhada aquática, além de outras atividades cardiorrespiratórias de baixo impacto, que também são indicativos médicos para ajudar no tratamento da doença.

Invista neste exercício para o corpo todo

Se quer escolher uma atividade física para ter mais disposição e saúde,  pense na natação. A Cia recebe alunos de todas as idades para aulas de natação, desde bebês, gestantes a pessoas da melhor idade.

Se você ainda está em dúvida sobre a escola de natação em SJC da Cia, vale a pena fazer uma aula experimental para conhecer na prática os benefícios dessa modalidade!

Conheça mais modalidades da Cia:

Veja Também

1 comentário

Filipe 20/06/2019 - 17:13

Boa tarde,

gostaria de saber o valor mensal para fazer musculação e utilizar a piscina.

Desde já grato,

Filipe

Responder

Comente!