Personal trainer: como ele pode te ajudar a ter disciplina e resultado

Por Monica Marques

Personal trainer como ele pode te ajudar a ter disciplina e resultado

Ter um personal trainer (ou um profissional de Educação Física) experiente ao lado pode ser muito vantajoso para quem está começando a treinar e ainda não fez disso um hábito. Pode ser uma ótima alternativa também para aqueles que já tentaram inúmeras vezes, mas sempre abandonam o barco depois de alguns meses.

O acompanhamento personalizado pode trazer resultados melhores e mais rápidos, além de diminuir o risco de lesões. Veja neste post como o personal pode te ajudar a manter uma vida saudável e ativa.

Confira também: Musculação feminina

O que é personal trainer?

O personal trainer é o profissional capacitado para ministrar e supervisionar os treinamentos físicos, buscando seguir os objetivos de quem o contrata, respeitando, é claro, os princípios básicos de treinamento.

A função do personal é promover saúde, bem-estar e um condicionamento físico capaz de prevenir doenças, problemas de postura e distúrbios funcionais.A atenção do profissional é totalmente voltada para cada caso, sempre focada na qualidade de vida. E é isso que faz toda a diferença nos resultados.

Embora todo mundo saiba que a prática de exercícios é importante para a saúde, é muito comum as pessoas abandonarem a academia após um curto período de tempo.

Para quem não consegue manter a disciplina, a ajuda do personal trainer pode ser bastante útil para não desanimar. O incentivo psicológico e verbal é fundamental para mostrar ao aluno que ele é capaz de superar seus limites.

Outra vantagem de treinar com um personal é a total personalização dos treinos. Cada aluno tem um objetivo e condicionamento físico específicos. Portanto, ter um treino exclusivo, montado por um profissional devidamente apto e capacitado a ouvir as suas necessidades pode trazer mais segurança, além de otimizar o tempo.

Leia também: Escola de natação SJC

Personal trainer como ele pode te ajudar a ter disciplina e resultado

Vantagens de ter um personal trainer

O treino personalizado é um conceito que vem se desenvolvendo e popularizando fortemente nos últimos anos. Com a ajuda de um personal trainer é possível seguir um treinamento esportivo sob medida, mais motivador e com resultados mais rápidos.

Há alguns anos atrás, ter um personal trainer era uma realidade apenas para algumas pessoas. Hoje em dia este serviço está se generalizando e tem se tornado cada vez mais acessível ao orçamento dos brasileiros.

O conceito de treino personalizado, seja em domicílio ou na academia, parece ter conquistado o público.

Mas, o que distingue o treino personalizado de uma aula em grupo? A principal diferença está na planificação dos exercícios realizada pelo profissional, que levará em consideração as características individuais de cada aluno, suas necessidades e objetivos específicos

1 – Os treinamentos são promovidos de acordo com as necessidades e limitações de cada pessoa,com exercícios e atividades aeróbicas estimulantes que mudam quase todos os dias.

Entender que a saúde deve vir em primeiro lugar é um processo de aprendizagem longo. A maioria das pessoas começa a praticar algum tipo de exercício pensando primeiramente na estética, ou na busca por uma alternativa de como emagrecer rápido. Ter o abdômen sarado, um corpo esguio e músculos definidos é o desejo de muitas pessoas que começam a praticar esportes.

Entretanto, a estética é apenas uma consequência positiva de um estilo de vida saudável, e vem coroar o esforço e determinação dia após dia.

O personal trainer terá uma influência muito positiva neste processo de transformação da mentalidade do aluno, o que será fundamental para que este não desista no meio do caminho.

2 – Por saber exatamente qual é o seu nível de condicionamento físico e objetivo, o personal trainer desenvolverá o treino certo para a conquista do máximo em resultado, respeitando limites e tornando-o mais seguro.

O personal trainer ele é uma ferramenta fundamental na correção, proteção e execução dos movimentos. Quem nunca teve vontade de aumentar a intensidade dos exercícios por conta própria, mas se sentiu inseguro de fazê-lo?

O esporte é benéfico para nosso corpo e ajuda nosso organismo a funcionar melhor, entretanto se ele é feito sem objetivos definidos e da forma errada, os resultados podem ser o oposto do que desejamos.

3 – A presença de um personal faz com que monotonia fique de lado e o treino seja mais variado, contribuindo para a conquista de melhores resultados.

Dependendo do objetivo do aluno, o personal pode passar um treino diferente a cada dia, como corrida, musculação, treino funcional, ginástica localizada ou outros exercícios. A variedade nos exercícios ajuda muito quem está começando e ainda não tem o hábito de praticar atividades físicas.

Ao passo que o condicionamento melhora, intensifica-se cada vez mais a gama de exercícios, de forma a fazer com que o aluno supere seus limites.

Personal trainer como ele pode te ajudar a ter disciplina e resultado

4 – Treinar com regularidade é imprescindível para alcançar seus objetivos. A presença de um personaltrainer pode ser fundamental para ajudá-lo a conseguir isso.

5 – Acompanhar cada repetição e ensinar a maneira correta de praticar os exercícios é uma das funções essenciais do personal trainer, que garante mais qualidade às atividades.

6 – Analisar periodicamente os resultados obtidos nos treinos é uma das maiores funções do personal, capacitado para avaliar a eficiência do trabalho e corrigi-lo quando necessário.

7 – Em qualquer treinamento, os ganhos diminuem quando se atinge um determinado patamar. O personal sabe qual é o momento certo de reajustar o seu circuito!

8 – Dependendo do tipo de treinamento, do local em que ele será realizado e de sua disponibilidade, é possível realizar seus exercícios quando você bem entender.

9 – O personal te auxilia a fazer suas séries com rapidez, eficiência e intervalos no tempo certo. Um ganho em tempo e conforto.

10 – Promover mudanças na rotina de exercícios também é fundamental para constatar a evolução dos músculos. Essa evolução será sempre comparada de acordo com suas metas pelo seu personal, responsável por qualquer ajuste que possa ser feito.

Não perca: Agachamento

Personal trainer como ele pode te ajudar a ter disciplina e resultado

Mais dicas

Na hora de contratar um personal trainer, verifique se o profissional é formado em Educação Física e tem registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Busque referências sobre o trabalho que realiza através de academias ou de alunos. Isso é importante para sua segurança e confiança no trabalho que o profissional oferece.

Lembre-se que a escolha de um bom personal trainer é tão importante quanto a de um médico ou dentista e que deve haver uma boa sintonia entre o aluno e o professor.

E então, se animou a procurar um personal trainer que te ajude a entrar em forma?

Veja Também

Comente!