Natação e hidroginástica: quais os benefícios?

Por Monica Marques

Natação e hidroginástica: quais os benefícios?

Praticar atividades físicas, de fato, é muito importante para a saúde de qualquer indivíduo e o meio aquático é uma excelente porta de entrada para começar. Porém, muitas pessoas possuem a seguinte dúvida: qual atividade é melhor, entre natação e hidroginástica?

Leia o texto e saiba tudo sobre a atividade!

Confira também: Treinos de musculação

Natação: saiba tudo sobre a atividade!

Natação é um excelente programa de condicionamento físico. Se você é do tempo em que se dizia que “a natação é um esporte completo”, está na hora de reciclar suas idéias!

Além de treinar para competir ou para praticar um esporte, você pode treinar natação apenas para emagrecer, para melhorar seu condicionamento físico. Uma boa opção é a aula de natação Cross Swim, treinamento funcional de alta intensidade com natação.

Natação e hidroginástica quais os benefícios

Se você sabe nadar e não tem interesse em atividades competitivas, experimente o prazer de  utilizar os quatro estilos para estar bem fisicamente ou simplesmente relaxar!

Além do desenvolvimento do condicionamento, confira mais alguns benefícios da natação:

  • Aprimora o sistema respiratório
  • Fortalece as articulações
  • Desenvolve os músculos
  • Melhora a saúde do coração
  • Promove a circulação
  • Diminui o estresse
  • E muito mais!

Natação emagrece?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a natação emagrece. Porém, é importante ter em mente que só é possível emagrecer praticando natação quando a atividade é tratada como uma atividade aeróbica, ou seja, é pratica uma maior intensidade.

O segredo é se movimentar com os exercícios de natação, de forma a acelerar o batimento cardíaco!

Hidroginástica: entenda!

A Hidroginástica é um programa de exercícios aquáticos totalmente diferente da hidroterapia.

Enquanto a hidroterapia visa a reabilitação de lesões e disfunções articulares ou musculares, a hidroginástica é uma atividade planejada para  grupos de pessoas que têm boa saúde e nenhuma restrição de locomoção.

Os principais resultados da hidroginástica são:

  • condicionamento físico,
  • fortalecimento e resistência muscular,
  • melhoria da postura,
  • melhorias em todo o sistema cardiovascular,
  • emagrecimento,
  • alívio do stress e da depressão
  • aumento da flexibilidade.

As atividades aquáticas são divertidas, intensas e variadas.
As aulas de hidroginástica acontecem ao som de música bastante motivante  e não é necessário saber nadar para participar delas, pois os alunos devem estar em uma profundidade onde a linha da água esteja numa altura entre o tórax e os ombros.

Natação e hidroginástica quais os benefícios

Na Cia Athletica as aulas hidroginástica são super equipadas, com:

  • bicicletas de spinning aquático,
  • mini trampolins (aqua jump),
  • halteres de plástico ou polietileno,
  • cinturões de flutuação e aquatubos, que tornam as aulas mais intensas e desafiadoras.

Natação e hidroginástica : benefícios do meio líquido

Menor impacto articular

Devido ao empuxo, na água as articulações sofrem menos impacto com o solo. Este é um fator importantíssimo para pessoas em condições posturais especiais, para as gestantes, para obesos e pessoas com osteoporose.

Conforto e proteção das articulações

Na água os movimentos corporais sofrem resistência ao avanço, que dificulta os movimentos e torna o exercício um pouco mais lento, porém não menos intenso.

A sensação de esforço é menor mesmo, pois na água dissipa-se calor com maior facilidade, e não se percebe a sudorese. A intensidade pode ser a mesma de uma corrida ou bicicleta.

As articulações ficam especialmente protegidas, pois não haverão movimentos balísticos ou descontrolados em grande velocidade.

Natação e hidroginástica quais os benefícios

Melhoria da circulação

Dentro da água, a pressão hidrostática sobre os membros inferiores facilita o retorno venoso. A circulação  melhora e há diminuição do edema (inchaço), situação particularmente favorável a gestantes e portadores de varizes.

Recuperação pós treino

Você pode fazer exercícios na piscina como forma de recuperação ativa ou como substituição de parte das atividades de preparação física do seu esporte predileto.
Vários estudos publicados  mostram melhor desempenho e performance esportiva em esportes como futebol, corrida e atletismo.

Quem pode praticar natação e hidroginástica?

Os exercícios no meio aquático podem ser realizados por pessoas de ambos os sexos e geralmente por pessoas de todas as idades. Mas, como qualquer atividade física, deve se ter a liberação de um médico antes de iniciar as aulas.

Hoje em dia é comum ver aulas de natação para bebês recém-nascidos. O recomendado é que os pais matriculem os filhos a partir dos 6 meses de idade, pois após esse período a criança já está imunizada contra as principais doenças.

Já a hidroginástica é mais praticada por pessoas da idade adulta, por ser uma ginástica na água, com forte queima calórica. Mas não há contraindicações dessa modalidade de aula para crianças e adolescentes!

Natação e Hidroginástica na Cia Athletica

Na Companhia Athletica, você não precisa ter dias e horários marcados para praticar natação e/ou hidroginástica.

O programa de Natação Flex Time da Cia Athletica oferece treinos específicos para os seus objetivos, sem dias e horários marcados, em um sistema operacional semelhante ao da musculação. E você pode nadar pelo tempo que quiser, 7 dias por semana!

Já o nosso programa de hidroginástica, proporciona aulas  de segunda a sábado, distribuídas pela manhã, horário do almoço, tarde e noite. Você pode frequentar todas elas, de acordo com a sua rotina.

Clique aqui para ver os horários da Natação  e Hidroginástica na academia São José dos Campos.

Veja Também

Comente!