Embora seja uma atividade física que exige um certo esforço, a musculação para idosos é muito recomendada para melhorar a saúde e bem-estar geral de quem já passou dos 60 anos de idade (desde que seja realizada com acompanhamento especializado, é claro).
Estima-se, inclusive, que o fortalecimento muscular, através da prática de exercícios físicos na maturidade, possa aumentar em até 5 anos o tempo de vida do praticante.
Leia e saiba tudo sobre musculação na terceira idade!
Em função da perda da massa muscular que se torna mais acentuada a partir dos 40 anos, a musculação é uma das atividades mais indicadas para fortalecer o corpo e garantir saúde na terceira idade.
Porém, assim como acontece na ginástica para terceira idade, é recomendável que o idoso realize uma avaliação física e cardíaca para verificar se a sua saúde está em dia e definir o ritmo ideal para o seu treino.
Confira quais aspectos merecem atenção para que os exercícios para fortalecimento muscular em idosos sejam realizados sem comprometer a sua saúde:
É essencial que toda a prática de exercícios físicos para idosos seja realizada com a instrução de um profissional. Os movimentos devem ser funcionais e focados nos exercícios físicos semelhantes àqueles realizados durante as atividades do dia a dia.
É fundamental entender a capacidade de cada corpo e não ultrapassar os limites do saudável!
Os exercícios de força muscular para idosos possuem o objetivo de recuperar a massa muscular e fortalecer o corpo, ao invés de focar em resultados estéticos. Por esse motivo, o iniciante deve pegar leve no peso levantado e focar na repetição das atividades. A carga será aumentada progressivamente, de acordo com a evolução individual de cada um.
Os resultados do treino de musculação para idosos são potencializados com o suporte de uma dieta adequada. Proteínas, por exemplo, são essenciais para reestruturar os tecidos celulares e devem ser ingeridas com qualidade.
Por esse motivo, é essencial procurar um especialista para conseguir a indicação da melhor dieta, levando em consideração o tipo de treino, os resultados esperados e as restrições alimentares de cada indivíduo.
Para a terceira idade, o ideal é que os exercícios sejam praticados em 3 ou 4 dias da semana.
Entretanto, isso não significa que o idoso deva fazer somente musculação. O melhor é intercalar, por exemplo, um dia fazendo musculação e em outro dia realizando exercícios aeróbicos.
Além disso, a duração recomendada é de, em média, 30 a 60 minutos, e no período em que o idoso se sentir mais confortável.
O sedentarismo na terceira idade agrava situações de doenças crônicas, doenças cardíacas e depressão. Por esse motivo, a prática de exercícios de musculação para idosos é muito importante para se ter uma vida saudável durante a velhice.
É muito comum que idosos sintam diferentes dores em sua rotina. Um dos responsáveis por isso é a diminuição da massa muscular, que acontece durante esse período.
Assim, a musculação pode ser um importante aliado para que os idosos fortaleçam os seus músculos, as articulações e melhore o seu desempenho físico, o que diminuirá, significantemente, as dores no corpo.
A musculação para idosos contribui para a recuperação da massa óssea, prevenindo e até mesmo auxiliando na recuperação de casos de osteoporose, o que também reduz o risco de fraturas.
Diabetes, o excesso de açúcar no sangue, é uma doença muito grave, que afeta os rins, o coração e até a visão. A musculação para idosos é uma forma agradável de combater esse mal e garantir maior qualidade de vida.
As quedas na terceira idade são surpreendentes. Cerca de 37% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano e 88% sentem medo de sofrer quedas. Esse medo é o que acaba afastando a maior parte deles das academias, sem saber que a musculação pode diminuir esse risco.
A prática de exercícios físicos na terceira idade oferece mais flexibilidade e equilíbrio ao aos idosos, o que proporciona um maior controle corporal e redução na taxa de quedas.
Com a musculação, o idoso praticante fortalece o seu tecido cardíaco e ganha maior força, flexibilidade e fôlego.
Para aqueles que sofrem de insônia, a musculação pode ser muito benéfica. Ela faz com que o corpo libere endorfina, aumentando a disposição ao longo do dia, e equilibra as funções corporais, garantindo uma noite de sono tranquila e sem interrupções.
Viu como ela pode ser benéfica? Comece agora mesmo a se exercitar!
Compartilhar: