Divertida e estimulante, a natação para bebê encoraja a aptidão natural dos mais pequenos em movimentarem-se na água. Um divertido momento de prazer compartilhado entre os pais e os filhos!
Depois de nove meses de gestação, todos os bebês estão à vontade dentro da água! Até cerca de 1 ano de idade, eles ainda têm o reflexo natatório (ou de apneia): debaixo da água, os bebês fecham automaticamente a boca, bloqueiam a respiração e mexem os braços e as pernas. Que tal aproveitar para proporcionar ao seu bebê umas aulas de natação?
A aula de natação para bebê tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sensorial e o desenvolvimento motor dos bebês: dentro da água, os bebês ganham consciência do seu corpo, aprendem a movimentar-se de modo diferente e experimentam novas sensações.
Esta atividade encoraja os bebês a serem mais confiantes, a terem uma maior autonomia e a serem mais sociais, graças à presença do grupo. Enfim, é um momento privilegiado de cumplicidade e de prazer entre os pais e os filhos. O que mais podemos querer?
A natação é recomendada para bebês a partir dos 6 meses de idade, pois nesta idade o bebê já responde de maneira mais ativa e eficiente aos estímulos da atividade.
O ideal é fazer uma consulta ao pediatra para se certificar de que o bebê esteja saudável para iniciar.
Na aula natação bebê, é legal o bebê usar fraldas especiais, que não incham ou vazam na água, facilitando os movimentos.
Além disso, o bebê não deve ser alimentado até 1 hora antes da natação e não deve ir às aulas de natação quando estiver doente ou com resfriado.
O uso de protetor de ouvido para bebê pode causar eco e assustar o bebê, usar com cuidado.
As aulas de natação devem ser orientadas por um professor especializado com a participação dos pais.
As aulas não devem durar mais que 30 minutos porque o sistema de regulação de temperatura do bebê ainda não se encontra bem desenvolvido e a sua capacidade de atenção ainda é mínima.
De preferência optar por escola de natação para bebê com piscinas cobertas, para evitar exposição solar excessiva, chuvas e ventos.
Não deixe que o bebê fique em jejum prolongado antes das aulas, mas também procure alimentá-lo no máximo até uma hora antes de entrar na piscina.
Se o bebê tiver dermatites graves ou algum outro problema de pele é melhor evitar a piscina.
No caso de otites de repetição, a natação também deve ser evitada. Consulte sempre seu pediatra antes de iniciar qualquer atividade. Não leve a criança à piscina se ela estiver doente, mesmo que seja só um resfriado, o ideal é repousar.
Ao longo das aulas de natação para bebê é importante que os pais observem os movimentos e reações do filho e brinquem junto. As aulas de natação podem ser uma forma de estimular a confiança entre pais e bebê.
É importante também que os pais escolham uma piscina que ofereça boas condições para trocar e preparar o bebê para as aulas e verificarem se a água está na temperatura ideal, que é por volta de 30ºC.
A utilização da boia durante as aulas de natação não é indicada porque pode limitar a aprendizagem do pequeno. No entanto, nos momentos de lazer, a boia pode dar à criança a segurança de que ela precisa para se sentir à vontade na água.
Durante as aulas, são utilizados diversos suportes aquáticos: bolas, pranchas, tapetes, boias, escorregadoress e outros brinquedos.
Se começar a notar que o seu bebê está cansado ou com frio no final da aula, não insista: saia da água e enrole-o na toalha. O principal objetivo das aulas de natação para bebês é o divertimento!
No final da aula, faça uma refeição, amamente, dê a mamadeira ou um pequeno lanche, conforme a idade: estes momentos dentro de água necessitam de muita energia e por isso abrem o apetite. Com certeza, seu bebê irá dormir uma bela soneca para se recuperar!
Agora que você já conhece como é a aula de natação para bebê, benefícios que proporcionam e também algumas dicas, que tal matricular seu pequeno?
→→→→ Conheça também os benefícios da natação infantil
→→→→ Leia também sobre ballet para crianças
A Cia Athletica oferece aulas de natação para bebês em São José dos Campos, a partir dos 6 meses de idade.
Agende uma aula experimental e traga seu bebê para experimentar essa aula.
Compartilhar:
Leia também: