Praticar atividade física é a melhor forma de cuidar da sua saúde, e qualquer pessoa pode obter os benefícios do Pilates: homens, mulheres, gestantes e idosos.
Isso acontece porque o foco do pilates não é a hipertrofia, mas sim o equilíbrio entre o corpo e a mente, que resulta na definição muscular.
Mas, antes de falarmos mais sobre os benefícios dos exercícios de Pilates, você precisa entender melhor como funciona esta prática.
Pilates é um método de treinamento que fortalece a musculatura do corpo e promove grande consciência corporal.
Ele foi criado pelo alemão Joseph Pilates no início do século XX, quando atuou como enfermeiro na guerra. Lá, ele fez um programa de reabilitação para seus colegas, baseado em exercícios de solo. Isto é, usando apenas o peso do próprio corpo.
Logo após um tempo, ele passou a utilizar as molas das macas dos próprios soldados feridos, com o propósito de ajudar em sua recuperação. Foi assim que nasceu o método Contrologia, como ficou conhecido na época. Mas após a sua morte, passou a ser chamada de Pilates, em sua homenagem.
O termo contrologia se refere ao controle da mente sobre o corpo, e é justamente isso o que acontece: o praticante do método adquire consciência sobre seus movimentos e sobre seu corpo.
Agora que já conhecemos um pouco sobre como foi criada essa técnica tão maravilhosa, vamos entender sobre seus princípios:
A técnica estimula a resistência e a força dos músculos, para realizar os movimentos com precisão e suavidade. Mas a atividade também estimula o fortalecimento dos músculos, assim como das articulações e dos ossos.
O alongamento e a amplitude dos movimentos exercitam as articulações e os músculos de uma forma menos brusca, o que melhora a flexibilidade.
Esse é um dos benefícios do pilates na terceira idade mais relevantes, pois, aliado ao fortalecimento muscular, devolve a mobilidade e a autonomia, o que interfere diretamente na qualidade de vida do idoso.
O Pilates é uma boa atividade para perder peso, se realizar exercícios de alto impacto nas articulações. O melhor de tudo é que é possível controlar a intensidade dos exercícios, conforme o condicionamento físico de cada praticante.
Mas, para obter resultados mais eficazes, é necessário que você alie as aulas de Pilates a uma dieta com déficit calórico. Para perder meio quilo por semana, você precisa gastar ou deixar de ingerir 500 calorias por dia.
A prática da atividade ajuda o corpo a se recuperar de lesões, da mesma forma que previne seu surgimento.
Aliás, os benefícios do pilates no frio estão muito relacionados a este fator. No inverno, os músculos ficam mais contraídos (encurtados). E isso pode provocar dores no dia a dia. Assim sendo, o Pilates consegue relaxar a musculatura para diminuir desconforto com movimentos musculares.
Como você viu acima, a respiração e a concentração fazem parte dos princípios do Pilates, e isso pode ser visto entre os benefícios da técnica. O controle sobre a respiração, os pulmões absorvem mais oxigênio, o que pode melhorar problemas respiratórios.
Com a entrada de mais oxigênio no sangue, mais oxigênio é levado para o cérebro, o que melhora seu funcionamento e a ajuda a regular diversas funções. É por isso que esse é um dos benefícios do pilates para ansiedade, estresse e depressão.
Os exercícios de Pilates fortalecem a musculatura, mas também corrigem a postura, especialmente quando se trata de maus hábitos posturais. Além disso, provoca um aumento da consciência corporal.
Estes dois fatores juntos, melhoram o equilíbrio e a coordenação motora, o que ajuda a prevenir quedas e tropeços, por exemplo.
Confira outros tipos de benefícios do Pilates para mulheres e homens:
O uso de molas nos aparelhos e equipamentos provoca uma resistência maior na execução dos exercícios.
Esse é um dos maiores benefícios do Pilates em aparelhos, pois diminui o impacto dos movimentos e proporciona um fortalecimento mais equilibrado na musculatura.
Isso acontece porque é preciso fazer força para empurrar a mola, para contraí-la, e depois controlar a volta, quando retorna a se estender. Dessa forma, o corpo consegue recrutar mais músculos durante um único exercício.
Outra vantagem é que, dependendo da posição da mola, ela pode auxiliar na realização do movimento. Então, quando um aluno tem dificuldade em realizar algum exercício, é possível colocar a mola como facilitadora.
Conforme o aluno vai evoluindo e melhorando sua força e resistência muscular, deve-se diminuir a resistência da mola, até que ele consiga realizar os movimentos sozinho.
Mas também há muitos benefícios do Pilates no solo. Essa modalidade exige mais esforço dos músculos mais profundos e sustentadores do seu corpo, para melhorar a postura, o equilíbrio e a coordenação.
Enfim, como você viu acima, há muitos benefícios do Pilates para a mente e para o corpo, que qualquer pessoa pode obter. O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode praticar os exercícios.
Como você viu ao longo do texto, o Pilates é muito mais do que uma aula de alongamento. É um método mundialmente reconhecido, que pode ser adaptado de acordo com os objetivos e limitações de cada aluno.
Nosso estúdio de Pilates, aqui na academia Cia Athletica São José dos Campos, está preparado para atender:
Ou seja, todas as pessoas podem praticar a atividade!
Outra dúvida muito comum é se pode combinar Pilates com outro tipo de atividade física e, é claro, que a resposta é positiva.
O método aprimora o desempenho em outras modalidades. Muitos jogadores, bailarinos, corredores, lutadores e outros atletas têm procurado pelo Pilates para melhorar a performance, evitar ou reabilitar alguma lesão.
Enfim, há muitos benefícios do Pilates que você pode receber na sua vida.
Há uma frase muito interessante do Joseph Pilates a respeito de seu método:
“Não importa o que você faz e sim como você faz”
(Joseph Pilates).
Isso nos faz refletir sobre a qualidade dos movimentos dos exercícios, que é o que a prática propõe.
É possível afirmar que em 10 sessões, você já sentirá uma resposta positiva em seu corpo:
Com dez sessões você perceberá a diferença, com vinte sessões os outros irão perceber a diferença e com trinta sessões você vai ter um novo corpo.
(Joseph Pilates).
Então, se você chegou até aqui e se interessou por esse método incrível, entre em contato conosco e agende sua aula experimental gratuita.
Não deixe sua saúde e bem-estar para depois. Estamos te esperando, você irá se surpreender!
Você também pode se interessar por:
Tipos de corpo:
Compartilhar: