Conheça os benefícios do Pilates

Por Monica Marques
Os benefícios do Pilates são inúmeras para o corpo e a mente. Além disso, é um método que pode ser praticado por pessoas de várias idades.

Antes de explicar os inúmeros benefícios do Pilates, é preciso entender do que se trata essa atividade física.

Veja nesse post, do que se trata o método e quais os benefícios do Pilates solo e nos aparelhos.

O que é o método Pilates?

Vamos explicar rapidamenteum pouco sobre o método Pilates. Foi criado pelo alemão Joseph Pilates no início do século XX, que ficou recluso na guerra como enfermeiro e fez um programa de reabilitação para seus colegas baseado em exercícios de solo, usando apenas o peso do próprio corpo. 

Em seguida, começou a utilizar molas das macas dos soldados feridos e mutilados afim de ajudar na recuperação dos mesmos. Então, surgiu o método denominado de Contrologia na época e, só após a sua morte, essa técnica ficou conhecida com Pilates.

A Contrologia nada mais é que o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

O uso de molas nos aparelhos como resistência é muito interessante, pois diminuem o impacto e proporcionam um fortalecimento mais equilibrado na musculatura. 

É preciso fazer força para empurrá-la e depois controlar a volta, dessa forma recrutamos mais músculos durante um único exercício. 

Outra vantagem é que, dependendo da posição da mola, ela pode até ajudar o movimento, então quando algum aluno tem alguma dificuldade em alguma postura podemos colocar a mola como facilitador inicialmente e reduzir essa utilização aos poucos.

Os benefícios do Pilates são inúmeras para o corpo e a mente. Além disso, é um método que pode ser praticado por pessoas de várias idades.

Princípios do Pilates

Agora que já conhecemos um pouco sobre como foi criada essa técnica tão maravilhosa, vamos entender sobre seus princípios:

Concentração

Durante todos os exercícios a mente e o corpo estão em total sintonia, a atenção é direcionada para cada parte do corpo. A atenção na realização do movimento é destacada ao aprendizado motor que é o grande objetivo da técnica;

Controle

O movimento e a postura merecem total atenção. Os exercícios devem ser realizados de maneira suave tanto na execução quanto na volta à posição inicial, sem fazer movimentos bruscos. 

Dessa forma, conseguimos um alinhamento melhor e recrutamos mais músculos em uma única postura.

Fluidez

Permite a transição dos movimentos de maneira leve, nenhum movimento deve ser rígido ou irregular. Com isso, conseguimos suavidade e uniformidade.

Precisão

Consiste em realizar a técnica de maneira precisa, para que os movimentos sejam executados corretamente, sem perder o valor. Dessa maneira, as sessões ficam com muito mais qualidade.

Centralização

O principal objetivo desse princípio é fortalecer nosso centro de força, que é uma região que compreende alguns músculos que dão estrutura de suporte entre as áreas das cinturas escapular e pélvica. 

Sendo assim, conseguimos estabilizar o tronco proporcionando uma postura mais adequada;

Respiração

A respiração deve ser fluida, não se deve fazer apneia, Joseph usava muito a frase: “Primeiramente aprenda a respirar”. Uma boa respiração melhora muito a performance nos exercícios.

Os benefícios do Pilates são inúmeras para o corpo e a mente. Além disso, é um método que pode ser praticado por pessoas de várias idades.

Quais os benefícios do Pilates?

Como já entendemos os princípios que são utilizados no método agora iremos expor os benefícios do Pilates para a mente e o corpo:

Aumento da força física e mental

Quando conseguimos unir corpo e mente todos os resultados são vistos mais rapidamente. Um corpo saudável depende de uma mente sã. Esse é um dos grandes benefícios do pilates para homens  e mulheres.

Aumento da flexibilidade

Uma pessoa mais flexível possui muito mais liberdade de movimento.

Corrige problemas posturais

O Pilates previne futuras patologias e dores na coluna. Por isso, esse também é um dos benefícios do Pilates na terceira idade, porque a correção da postura proporciona alívio para certas dores que já estão sedimentadas.  

Aumento da concentração

A concentração auxilia não só no momento do exercício, como também em nossas outras atividades como trabalho e estudos por exemplo.

Tonifica a musculatura

Com o Pilates, ocorre uma definição muscular e diminuição da gordura o que deixa o corpo mais saudável e bonito.

Melhora a coordenação motora

Precisamos sempre exercitar nossa capacidade de coordenação, isso nos acompanhará para o resto da vida.

Alivia dores musculares

Com a melhoria das dores musculares também melhora nossa disposição e qualidade de vida.

Melhora o equilíbrio

Esse benefício do Pilates aumenta a performance em outros esportes e também evita quedas.

Expande a consciência corporal

Quanto mais conhecemos nosso corpo mais fácil fica de cuidar dele.

Menor atrito nas articulações

Promovendo prevenção de dores e patologias articulares.

Equilíbrio de todas as funções do corpo

Quando criamos hábitos saudáveis, como prática de atividades físicas e alimentação, todas as funções do corpo melhoram.

Definitivamente, praticar Pilates é uma ótima opção para quem deseja ter um estilo de vida saudável. 

Os benefícios do Pilates são inúmeras para o corpo e a mente. Além disso, é um método que pode ser praticado por pessoas de várias idades.

Quem pode praticar Pilates?

Em algum momento de sua vida você já deve ter ouvido que Pilates é só alongamento, isso é uma grande bobagem, o método é global e completo com um repertório de exercícios bastante diversificado e cada movimento pode ser adaptado de acordo com os objetivos e limitações de cada aluno.  

Nosso estúdio está preparado para atender atletas de alta performance, idosos, gestantes, alunos em reabilitação, crianças, adolescentes, pessoas com deficiências físicas e/ou mentais, ou seja, todos estão aptos a praticar conosco.

Outra dúvida muita comum é se pode combinar Pilates com outro tipo de atividade física, e é claro que a resposta é positiva. 

O método aprimora o desempenho em outras modalidades. Muitos jogadores, bailarinas, corredores, lutadores e outros atletas têm procurado pelo Pilates para melhorar a performance, evitar ou reabilitar alguma lesão.

Conclusão

Concluímos que há os mais diversos tipos de benefícios do Pilates na gestação, terceira idade ou qualquer que seja a idade do praticante ou seja seu objetivo no momento. Existe uma frase de Joseph Pilates a respeito de seu método que diz:

 “Não importa o que você faz e sim como você faz” (Joseph Pilates).

Isso nos faz refletir sobre a qualidade dos movimentos, não adianta fazer um monte de movimentos sem qualidade. 

O importante é a qualidade desse movimento usando todos os princípios que o método ensina. 

É possível afirmar que em dez sessões você já sentirá uma resposta positiva em seu corpo. Mais uma vez iremos usar uma citação do mestre que ilustra muito isso:

“Com dez sessões você perceberá a diferença, com vinte sessões os outros irão perceber a diferença e com trinta sessões você vai ter um novo corpo. ”

Se você leu esse informativo até aqui e se interessou por esse método incrível, entre em contato conosco e agende sua aula experimental gratuita. 

Não deixe sua saúde e bem-estar para depois. Estamos te esperando, você irá se surpreender!

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