Correr é um ótimo exercício. Mas participar de um grupo de corrida é melhor ainda! Além de todos os benefícios da corrida, correr em companhia de outros atletas aumenta a motivação, melhora o humor e a sociabilização.
Mas vale a pena ressaltar que é muito importante procurar um grupo no qual os membros tenham os mesmos objetivos que você. E, o mais importante, que tenha um bom profissional dando todas as orientações necessárias. Conheça um pouco mais sobre essa prática que ganha cada vez mais adeptos!
Bons motivos para participar de grupo de corrida
Os benefícios da corrida são inúmeros: melhora a vascularização, fortalece o coração, diminui o colesterol e a pressão arterial, e libera a endorfina, que causa uma sensação de bem-estar e alivia o estresse.
Também melhora o condicionamento e a resistência muscular e ainda queima gordura. Portanto, se você está pensando em como perder peso, aqui está uma ótima opção!
No entanto, muita gente ainda pensa que corrida é um esporte individual, mas a verdade é que não é bem assim, ou pelo menos, não precisa ser.
Existem diversos benefícios associados a ter uma equipe de corrida. Confira!
1 – Melhor preparo
Ao correr em grupo, os atletas têm o acompanhamento de um técnico que passa as orientações corretas com o objetivo de melhorar a performance, diminuir os riscos de lesões, aperfeiçoar a passada e, desta forma, gastar menos energia nas corridas.
Sem treinamento correto e sem fortalecimento logo aparecem dores e lesões.
2 – Segurança
É muito mais seguro correr em grupo do que individualmente. Isso ajuda a prevenir ataques de ladrões e também para garantir que, caso ocorra uma lesão, você receba o auxílio adequado. Você já praticou corrida em SJC?
3 – Sociabilização
Treinar em grupo é uma excelente oportunidade para fazer novas amizades, e até mesmo para ter conversas mais descontraídas com chefes ou parceiros de trabalho.
4 – Melhor performance
Ao correr em grupo, você tende a ir mais rápido do que quando está sozinho. Esse fenômeno é conhecido como “facilitação social” e pode ser decisivo para aquele tão sonhado recorde pessoal. Por isso é importante procurar um grupo que tenha o seu pace ou um ritmo ligeiramente mais rápido e faça esses treinos de velocidade no máximo duas vezes por semana.
5 – Criatividade
Para diversas pessoas a corrida é uma terapia e uma ótima forma de organizar os pensamentos. Em grupo é possível compartilhar ideias – o que pode estimular a criatividade.
6 – Motivação
Em um grupo de corrida, você sempre poderá contar com uma palavra de apoio e motivação necessária quando pensa em desistir da atividade.
Leia também:
➡️➡️➡️ Exercício físico e saúde: entenda esse casamento perfeito
➡️➡️➡️ Como perder peso – 12 dicas importantes
Como montar um grupo de corrida
Montar um grupo de corrida nem sempre é fácil. O segredo de um grupo de corrida de sucesso está na sua organização. E também um profissional para acompanhar e orientar.
Mesmo sendo pequeno e com poucos participantes, é necessário organizar reuniões para trocar ideias e discutir sobre os locais de treino, próximos eventos e corridas. É preciso ter planilhas eletrônicas para anotações e histórico dos treinos.
Mas, se você gostou da ideia de correr em grupo, porque não procura um grupo já formado? Não é difícil encontrar essas equipes, talvez até no seu local de trabalho já exista algum.
Porém, ao escolher um grupo de corrida você, praticamente, utilizará os mesmos critérios de quando escolhe uma academia. O que precisa saber:
O que você precisa saber então:
- Professores – Eles precisam ser atenciosos e entender do assunto;
- Exercícios – Procure um grupo que também tenha o objetivo de desenvolver a estrutura e coordenação e proporcione exercícios de fortalecimento muscular, didáticas para aprimorar as passadas, alongamentos e relaxamento;
- Horários – Horários que se encaixem com os seus;
- Proximidade – Precisa ser próximo do seu trabalho ou da sua casa, se fugir muito do seu percurso, você começará a faltar e se desmotivar.
- Estrutura – Verifique se o grupo de corridas oferece uma estrutura de apoio nas principais corridas da sua região ( tenda, guarda volumes, acessórios para alongamento e liberação miofascial, estação para alimentação e hidratação, etc). Isso será muito importante para o seu conforto.
- Calendário – verifique se o calendário de corridas onde o grupo participará atende aos seus objetivos e provas desejadas.
Algumas regras para correr em grupo
Existem algumas dicas importantes para quem corre em grupo. Afinal, é preciso saber conviver quando não se está praticando a modalidade individualmente.
1 – Filas indianas
Em terrenos estreitos corra em uma espécie de fila indiana. Jamais ocupe os dois lados do caminho, impedindo outros de ultrapassarem. Da mesma forma que no trânsito, o ideal é posicionar-se à direita. A faixa da esquerda é apenas para quem deseja ultrapassar.
2 – Esteja ligado
Em grupo, há constante comunicação entre os atletas. Se você gosta de correr com fones de ouvido, deixe o volume baixo para que consiga interagir com as outras pessoas.
3 – Tem gente atrás
Não pare no meio da pista ou do caminho. Se precisar amarrar os cadarços, por exemplo, saia da trilha para fazê-lo. Vale o mesmo se você quiser descansar por um momento.
Como pode ver, corrida pode até ser um esporte individual, mas se você tiver um grupo de corrida poderá ter muitas outras vantagens e ainda boas companhias.