Seu plano de treino também deve incluir um programa de aula de alongamento pelos diversos benefícios que a prática oferece para o corpo. Mas o que é aula de alongamento? Esse treino não é só para seu desempenho na academia, como também para sua saúde física e mental.
No cenário dinâmico da vida moderna, onde o ritmo acelerado muitas vezes coloca nossa saúde em segundo plano, a prática consciente de cuidar do corpo e da mente torna-se uma necessidade vital.
E quando falamos em aula de alongamento e flexibilidade, é interessante lembrar que esses exercícios podem ser realizados por qualquer pessoa, a qualquer hora do dia, o que faz com que eles sejam uma opção viável em qualquer fase da vida.
Acompanhe o conteúdo e conheça todos os benefícios que essa prática promove no seu dia a dia.
A aula de alongamento é uma prática que se concentra em estender e flexibilizar os músculos do corpo para melhorar a amplitude de movimento e promover o bem-estar físico. Por aqui, nada de movimentos muito rápidos ou com impactos.
A aula de flexibilidade e alongamento é bem-vinda antes do treino para preparar os músculos para um período mais intenso, ou no final do treino como um elemento de relaxamento.
Essa atividade visa aumentar a flexibilidade, prevenir lesões musculares, melhorar a postura e aliviar a tensão acumulada. Além dos benefícios físicos, as aulas de alongamento promovem também benefícios mentais, como redução do estresse e melhoria da consciência corporal.
Se você quer melhorar a amplitude dos seus movimentos, precisa de uma aula de alongamento. E se você pratica atividades físicas, deve se preocupar ainda mais com esses exercícios.
Conforme vamos envelhecendo, é natural que o corpo mude sua estrutura. As articulações, por exemplo, diminuem o espaço entre si, o que prejudica os movimentos. A perda de tecido ósseo é outro fator que contribui para a perda da mobilidade.
Por isso, fortalecer os músculos com atividade física se torna importante em todas as fases da vida, para retardar os efeitos do envelhecimento, protegendo os ossos e as articulações. E criar um plano de aula de alongamento contribui para esses benefícios. Veja tudo o que a aula pode proporcionar:
Se você fica muito tempo sentado ou parado, a musculatura fica mais contraída, ou seja, os músculos ficam enrijecidos durante a execução dos exercícios.
Dessa forma, o alongamento na academia relaxa e prepara os músculos para a atividade física, dando um impulso inicial antes do treino vigoroso, melhorando seu desempenho.
Outro benefício da aula é que a prática melhora a flexibilidade e, consequentemente, a amplitude dos movimentos.
Com isso, além de conseguir performar melhor na academia, pode ter um desempenho melhor em outras atividades, com menos impactos desconfortáveis ao realizar movimentos.
A aula de alongamento na academia é realizada de forma relaxante e ajuda no equilíbrio da postura e posições.
A prática regular de alongamentos fortalece a região lombar e promove o equilíbrio muscular. Isso evita descompensações que podem levar a uma má postura. Ao alongar os músculos encurtados, o corpo encontra alinhamento natural, reduzindo a pressão sobre a coluna e promovendo uma postura ereta.
Com o relaxamento dos músculos e o aumento da flexibilidade, os músculos conseguem ter mais precisão ao executar os movimentos.
Consequentemente, a prática permite melhorar o equilíbrio, dos movimentos e de toda parte motora, inclusive em crianças e idosos.
Mesmo que você não pratique atividade física intensa, precisa realizar alongar a coluna e o corpo todo, porque ajuda a prevenir contra diversos tipos de lesões, como tendinites e LER (lesão por esforço repetitivo).
Esses alongamentos podem ser realizados de forma pontual, antes de uma atividade repetitiva, por exemplo, para você que trabalha apenas no computador, é indicado fazer alongamentos nas mãos e pulsos antes de iniciar a sua atividade.
O estresse do dia a dia provoca a contração da musculatura, que acaba por provocar uma tensão muscular. E como os exercícios relaxam os músculos, eles conseguem diminuir a força dos músculos.
Portanto, aulas de alongamentos realizadas de forma periódicas têm a capacidade de diminuir no pescoço e na lombar.
Outro fator que contribui para a saúde mental é que a prática melhora a oxigenação dos músculos e do cérebro, o que provoca o relaxamento muscular e mental.
Essa aula ativa a circulação sanguínea, porque os movimentos aumentam o consumo de energia e de esforço do corpo, o que faz com que o coração tenha que trabalhar mais.
Ao integrar o alongamento em sua rotina pós-treino, você pode otimizar a recuperação dos músculos, pois a prática ajuda a prevenir o acúmulo de ácido lático nos músculos, um dos principais contribuintes para a dor muscular pós-exercício.
Também ajuda a minimizar a probabilidade de lesões e melhorar a prontidão física para futuros treinos, mas para isso, o ideal é incorporar o alongamento de forma constante, mesmo que realizado em curtos períodos.
A atividade física em si libera endorfinas no cérebro, promovendo a sensação de bem-estar, mas o alongamento, especialmente quando acompanhado de técnicas de respiração profunda e consciente, estimula o sistema nervoso parassimpático.
Esse sistema está associado ao relaxamento, redução do estresse e promoção da recuperação, o que contribui para a liberação de endorfinas.
Durante a aula de alongamento, você direciona sua atenção para as sensações em diferentes partes do corpo. Isso aumenta a percepção das texturas, tensões e relaxamentos musculares, desenvolvendo uma compreensão mais profunda das sensações corporais.
Ao incorporar o alongamento em sua rotina com atenção e intenção, você cultiva uma consciência corporal mais refinada, tornando-se mais sintonizado com as necessidades e os sinais do seu próprio corpo.
Veja mais:
Os exercícios de alongamento promovem melhorias para a vida de qualquer pessoa, mas quanto antes você adquirir esse hábito, mais cedo poderá desfrutar dos benefícios.
E como são de baixa intensidade, você pode começar uma aula dinâmica mais simples e rápida e aumentar a amplitude dos movimentos conforme sua flexibilidade melhora.
Além disso, por existir uma variedade grande de exercícios, é possível adaptá-los para uma aula para terceira idade.
A aula de alongamento para idosos é importante para que eles criem o hábito de se movimentar mais, como uma forma de retomada de sua independência, especialmente porque as mudanças físicas que ocorrem devido ao envelhecimento podem comprometer a mobilidade dos idosos.
Por conta disso, muitas pessoas deixam de realizar atividades físicas e do cotidiano e passam a depender de um cuidador ou um parente. Esse é um fator que pode acarretar em um quadro de tristeza profunda ou até mesmo depressão.
Então, essa aula consegue devolver a autonomia dos idosos e melhorar sua saúde mental.
Leia mais:
Na Cia Athletica, você recebe um plano de treino completo, que inclui uma série que é montada de acordo com o seu treino.
E isso só é possível graças à experiência e qualificação da nossa equipe de professores, que está sempre preparada para oferecer assistência no que você precisar.
Além disso, na Companhia você pode utilizar os melhores equipamentos e aparelhos do mercado, para conseguir se preparar e realizar seus exercícios, com mais segurança e muito mais conforto.
Que tal fazer uma aula experimental na nossa unidade no Colina Shopping e experimentar como é treinar na academia mais completa da cidade!?
Na Cia Athletica, você recebe um plano de treino completo, que inclui uma série que é montada de acordo com os seus objetivos.
E isso só é possível graças à experiência e qualificação da nossa equipe de professores, que está sempre preparada para oferecer assistência no que você precisar.
Além disso, na Companhia você pode utilizar os melhores equipamentos e aparelhos do mercado, para conseguir se preparar e realizar seus exercícios, com mais segurança e muito mais conforto.
Que tal fazer uma aula experimental na nossa unidade no Colinas Shopping e treinar na academia mais completa da cidade?
Veja também:
Compartilhar: