Musculação para idosos: quais os benefícios, frequência e intensidade?

Categoria: ,
12 de maio de 2023
A musculação é o exercício mais indicado para pessoas com mais de 60 anos. A Cia Athletica é a melhor academia de musculação para idosos, oferecendo equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados.

Quem nunca se deparou com um vídeo ou imagem de uma mulher ou homem de 60+, alguns que já passaram dos 80 anos, cheios de vida, com um corpo de dar inveja a muitos de 30 anos? Todos têm algo em comum: praticam musculação para idosos.

A importância da musculação para idosos é tão grande que toda a família e amigos sentem os resultados na convivência: eles transpiram bom humor, saúde em dia, energia e liberdade.

A musculação é o exercício mais indicado para pessoas 60+. A Cia Athletica é a melhor academia de musculação para idosos, oferecendo equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados para garantir o treino ideal para o idoso. 

Qual é a importância da musculação para idosos?

Adotar um estilo de vida ativo significa ter uma qualidade de vida melhor, inclusive aos que  passaram dos 60 anos. Uma pesquisa da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriu que praticar atividades físicas pode prolongar em 5 anos a expectativa de vida.

Além disso, há vários outros benefícios relacionados aos exercícios de musculação para idosos, como prevenção de doenças, manutenção da produção de hormônios e compostos químicos orgânicos do corpo e melhorar o bem-estar. 

Dessa forma, o foco principal de praticar qualquer atividade física após os 60 anos é ter mais qualidade de vida, autonomia e mais liberdade. As limitações na vida do idoso podem surgir devido a doenças ou pela perda da massa muscular, que ocorrem devido ao envelhecimento.

Isso faz com que o indivíduo tenha dificuldade para realizar tarefas simples no seu dia a dia ou que tenha uma lista de atividades muito restrita - o que também pode prejudicar sua saúde mental, aumentando riscos de depressão, por exemplo.

Confira os principais benefícios da musculação para idosos:

Diminui as dores e previne contra doenças

Boa parte das dores que acometem os idosos surge por causa de distúrbios nos músculos, nos ossos e nas articulações. E, geralmente, as mulheres idosas sentem mais dores, por conta dos hormônios e do baixo nível de massa muscular.

E é aqui que entram os exercícios para fortalecimento muscular para idosos. A musculação fortalece os músculos, o que impede que as articulações fiquem comprimidas, e estimula a produção de células ósseas e de hormônios da felicidade.

Portanto, os exercícios de musculação para idosos não apenas aliviam sintomas de dores de doenças como artrite, osteoporose, lombalgias e polimialgia reumática, como também tratam e podem evitar seu aparecimento.

Além disso, não podemos nos esquecer também dos transtornos mentais que surgem por causa dos baixos níveis dos hormônios da felicidade, que são endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Quando sua produção está em alta, podem combater a ansiedade e a depressão. E a prática da musculação é fundamental nesse processo.

Leia mais: 

Reduz os riscos de fraturas e quedas

Com os ossos e a musculatura fortalecidos, o idoso tem mais equilíbrio para andar ou realizar qualquer atividade, fora ou dentro de casa, o que também elimina o medo de cair típico dessa faixa etária. 

Ao realizar exercícios, o idoso ganha mais força e equilíbrio para executar melhor os movimentos dos membros para andar e se equilibrar. Assim, o que antes representava um risco, como um simples cabo de um aparelho eletrônico estendido na sala, não se torna mais um decreto iminente de queda. 

Uma pessoa idosa com força muscular sofre menos fraturas e quedas e consegue realizar tarefas simples, como levantar-se sozinho de uma poltrona ou carregar sacolas de compras. 

Devolve a liberdade e a autoestima

Com a prática de exercícios para fortalecimento muscular em idosos, eles readquirem a capacidade de realizar tarefas comuns do dia a dia, como ir ao supermercado, carregar compras, guardar potes na última prateleira, descer ou subir vários lances de escadas, caminhar sozinho ou andar na beira da praia.

São atividades tão simples e corriqueiras que acabamos não percebendo seu valor. Ao conseguir realizá-las, o idoso tem um ganho de autoestima, pois se sente capaz. 

Sabia que a limitação física e a dependência são os principais responsáveis pela depressão na terceira idade, assim como o distanciamento social?

Portanto, a musculação para idosos consegue atuar nesses dois aspectos: autonomia e socialização, já que diversos exercícios de força muscular para idosos são realizados em grupos.

São muitos os benefícios dos exercícios de musculação, como prevenção de doenças, manutenção da produção de hormônios e compostos químicos orgânicos do corpo e melhora do bem-estar. 

Melhora a saúde do coração e a qualidade do sono

A prática dos exercícios fortalece o sistema imunológico, devido à regularização da produção de células de defesa do organismo, e também o coração, porque o corpo vai ganhando resistência e fica menos cansado ao realizar esforço.

As artérias e vasos sanguíneos ficam mais resistentes, por isso, há uma melhora na circulação do sangue. Por consequência, o aumento do fluxo consegue eliminar gordura e excesso de substâncias que podem provocar outras doenças, como colesterol e diabetes.

De um lado, há aumento da disposição do idoso para realizar qualquer atividade, por outro lado, os exercícios de musculação para idosos exigem mais energia. 

Mas isso não é um problema, porque a atividade física aumenta a produção do hormônio do sono: a melatonina. Portanto, o idoso consegue ter um sono mais profundo e ininterrupto, repondo todas as energias que foram consumidas ao longo do dia.

Com a melhora do fluxo do sangue e do sono, o cérebro recebe mais sangue e oxigênio, além de estar mais descansado. O resultado disso é uma melhora na memória e na capacidade de concentração. 

Inclusive, a atividade física é capaz de retardar os efeitos de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, de acordo com um estudo da Fiocruz.

Benefícios da musculação 60+: diminui as dores, previne contra doenças, reduz os riscos de fraturas e quedas, devolve a liberdade, aumenta a autoestima, melhora a saúde do coração, ajuda na qualidade do sono.

A vida é movimento

Cerca de 5,3 milhões de pessoas morrem todo ano no mundo em consequência da falta de exercícios físicos – 300 mil delas no Brasil Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que quem se exercitava por, pelo menos,  150 minutos por semana reduziu em 40% sua taxa de mortalidade.

As mulheres chegam a diminuir de 60% a 70% na taxa de mortalidade se ficam ativas por 300 minutos semanais. A atividade física nos protege, por isso não dá para ficar parado.

Como deve ser feito o treino de musculação para idosos?

Para que ocorra o ganho de massa muscular em idosos, os exercícios devem ser realizados de 3 a 4 vezes na semana, de 30 a 60 minutos por dia. A sugestão é que a musculação para idosos seja realizada com alguma atividade aeróbica para intensificar os efeitos.

Além disso, os exercícios de musculação para idosos devem priorizar, inicialmente, a repetição dos movimentos e não o peso, para que não ocorra nenhuma lesão. Conforme houver ganho de massa muscular, o personal trainer irá aumentar a carga dos exercícios progressivamente.

Musculação para idosos: os exercícios podem oferecer riscos?

Para evitar que riscos da musculação para idosos aconteçam, o aluno precisa de um treino específico para sua condição física e de saúde. E é exatamente isso que todos os alunos com mais de 60 anos de idade têm na Cia Athletica São José dos Campos!

O Programa Platinum disponibiliza uma equipe multidisciplinar, composta por médico, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico, para montar o treino mais adequado para o aluno.

Programa Platinum Cia Athletica

A Cia Athletica sempre na vanguarda de seu tempo, oferece o Programa Platinum, especialmente desenvolvido para pessoas com mais de 60 anos.

Um programa de exercícios específico para idosos, com profissionais experientes e com conhecimento, ajuda a reduzir consideravelmente os danos que são causados pela ação do tempo, como a perda da agilidade, flexibilidade, enfraquecimento muscular e equilíbrio.

O conceito da Companhia Athletica “gente cuidando de gente” e a missão “ajudar as pessoas a estar bem fisicamente e a fazer amigos, sempre” se traduzem através do Programa Platinum criado pelos melhores profissionais de Educação Física de todo o grupo.

Todo aluno do Programa Platinum conta com um agendamento exclusivo com um dos nossos especialistas para elaborar um programa individualizado com base em três pontos fundamentais: desejo e preferência, disponibilidade de tempo e condição de saúde.

A Cia Athletica é uma academia completa. Além de oferecer um ambiente saudável, equipamentos de última geração e os melhores professores do mercado, o grupo procura garantir que toda a experiência vivida dentro de suas instalações seja incrível, enriquecedora e muito prazerosa.

Seja também Cia Athletica!

Venha fazer uma aula experimental na unidade mais próxima de você. Agende sua aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar: 

Leia também:

magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram