Treinamento Funcional inovador!

Por Monica Marques

Na Companhia Athletica você encontra o programa de treinamento funcional mais completo de São José dos Campos.

Você pode realizar o seu treinamento funcional em vários locais:

  • na sala de musculação (Cia Todo Dia)
  • na pista de alto rendimento,
  • na piscina (Cross Swim),
  • na sala de Orange Zone
  • e no Parque Vicentina Aranha.

Na Cia Athletica SJC o treinamento funcional também é disponibilizado em diversos formatos: aulas coletivas, treinos individuais, Small Group Training ou personal training.

Treinamento Funcional: estrutura completa e programas exclusivos!

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O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional é baseado em ações que utilizam o esforço natural  e peso do corpo como aliados do exercício  e utiliza movimentos globais como andar, correr, saltar, puxar, empurrar, agachar e outros.

A tendência é executar menos  exercícios em máquinas e mais exercícios com o próprio corpo.

A prática pode ser realizada apenas com a utilização do peso corporal ou com a associação de acessórios, como TRX (fita de suspensão), bosu, minitrampolim, funcional board,  medicine ball, caixas de salto, kettlebell, bola suíça, dog sled, plataformas de equilíbrio etc.

 

Treinamento Funcional: conheça e Cia Todo Dia!

Treinamento Funcional: conheça e Cia Todo Dia!

academia sjc aula experimental

Benefícios do Treinamento funcional

O Treinamento Funcional promove ganhos de resistência, força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, potência e resistência.

Bem dinâmico e mais atrativo do que os treinos convencionais, o treinamento funcional melhora o seu condicionamento físico e emagrece.

O condicionamento físico é um conjunto de atividades que estimula o melhor funcionamento muscular e metabólico.

O movimento de vários músculos em conjunto eleva o gasto calórico, e o mais importante é que faz você queimar calorias e emagrecer mais rápido do que imaginava.

Ao realizar atividades como subir escadas ou agachar,  vários músculos do seu corpo trabalham simultaneamente. Quanto maior e mais integrado for o recrutamento dos seus músculos, maior será o seu gasto energético.

Para quem é indicado o treinamento funcional?

Se você está sedentário há muito tempo, o treinamento funcional é um bom começo, porque pode ter a intensidade adaptada para todos os níveis de condicionamento.

A maioria dos estudos científicos associa o emprego da instabilidade com boas adaptações coordenativas, melhoria da propriocepção e a manutenção do equilíbrio em indivíduos normais, idosos e atletas.

Se você joga futebol, golfe, tênis ou outros esportes de quadra, você pode melhorar sua mobilidade, estabilidade e agilidade através do treino funcional.

Se você corre, nada, pedala ou pratica outros esportes de longa duração, poderá usar o treinamento funcional para melhorar a sua velocidade e potência.

Treinamento Funcional para esportes e alto rendimento.

Treinamento Funcional para esportes e alto rendimento.

Se você não gosta de rotina, o Cia Todo Dia é a sua melhor opção. Os treinos nunca se repetem, então todo dia você encontra uma prescrição diferente, completa e balanceada !

Se você pretende emagrecer rapidamente, as opções intervaladas de alta intensidade, como o Orange Zone e o Cross Swim são feitas sob medida para você !

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Quais são os exercícios funcionais mais utilizados?

Os exercícios funcionais não precisam ser complicados. Na verdade, quanto mais parecidos com os movimentos naturais do ser humano, melhor.

  • Pranchas , exercícios abdominais e core: fortalecem o tronco.  Promovem maior estabilidade e mobilidade para todo o corpo. Concentração do trabalho do centro do corpo para as extremidades.  Aprendizado e a melhoria da consciência corporal.
  • Agachamentos, afundos, saltos: envolvem quase todos os músculos dos membros inferiores.  Integram o core (abdômen, lombar e quadril), proporcionando o fortalecimento de quase todo o corpo.
  • Flexões de braço, puxadas, desenvolvimentos: envolvem a musculatura das costas. Trabalham também  os braços, antebraços, ombros, peitorais e cintura escapular.
  • Exercícios proprioceptivos: realizados sobre superfícies instáveis para melhorar a reação do nosso corpo. E  também para proporcionar maior equilíbrio.

 

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