Para quem tem insônia, as causas podem ser diversas. Essa é uma das queixas mais frequentes entre as pessoas atualmente. É um verdadeiro pesadelo não conseguir dormir ou acordar com frequência antes da hora, o que pode afetar não somente a saúde física e mental, mas também a vida profissional e os relacionamentos.
Quer saber mais sobre insônia, causas, outros sintomas e tratamento?
Fique neste texto para saber também que as atividades físicas podem ser excelentes aliadas de quem quer (e precisa) dormir melhor.
A insônia é a dificuldade de pegar no sono e mantê-lo de maneira contínua por toda a noite, além de despertar antes do horário necessário. Geralmente ocorre cerca de três vezes por semana e persiste por três meses ou mais, sendo considerada uma resposta anormal ao estresse.
As causas da insônia podem estar relacionadas também a predisposição genética, causas físicas ou problemas psicológicos. Ansiedade é outro fator que causa insônia, sendo uma das mais comuns.
Do mesmo modo, algumas doenças são as causas de insônia e podem agravar o quadro, são elas: a Síndrome da Apneia Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHO), depressão, transtorno de ansiedade, fibromialgia e doenças da glândula tireoide também podem desencadear ou agravar a insônia.
Quem tem insônia pode ter outros sintomas associados, como sensaçao de que não descansou bem, irritabilidade, cansaço, sonolência diurna e até depressão e ansiedade. Veja mais aqui:
O melhor tratamento para a insônia e suas causas é fazer uma mudança radical no estilo de vida, como incluir uma alimentação saudável e desinflamatória e exercícios físicos. A consulta com médicos especialistas e exames também são fundamentais.
Segundo estudos do Hospital Israelita Albert Einstein e da Universidade Federal de São Paulo (USP), qualquer tipo de atividade física feita com regularidade, tanto aeróbico quanto de musculação, pode melhorar a qualidade do sono e os sintomas de insônia.
A prática regular de exercícios físicos favorece o aumento da produção de hormônios, como a endorfina, serotonina e ocitocina, que interferem no humor, nas emoções e na qualidade do sono.
Exercícios mais leves realizados à noite, que provoquem relaxamento, como alongamento, Pilates ou até alguma atividade mais meditativa, como o Yoga, contribuem amplamente com uma boa noite de sono.
Já os exercícios mais vigorosos realizados durante o dia ou mais de duas horas antes de dormir, como musculação, natação, corrida, hidroginástica, entre outros, também vão contribuir largamente com um sono melhor.
A higiene do sono é um dos principais hábitos que precisa ser adotada pelos que sofrem de insônia. Veja o que fazer:
Leia mais sobre:
Estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que 72% dos brasileiros sofrem de alguma doença relacionada ao sono, o que inclui a insônia. Pesquisa do Instituto IPSOS mostra que 8 em cada 10 brasileiros dormem mal.
Outro dado significativo é da Associação Brasileira do Sono (ABS): nos casos crônicos, a insônia dura em média 3 anos, e pode afetar até 74% dos pacientes durante o ano, sendo 46% de forma contínua.
Ainda de acordo com a ABS, a insônia afeta mais as mulheres e pode haver uma influência hormonal a partir da puberdade, que se intensifica na menopausa. Os idosos também são bastante afetados pela insônia.
Entendeu melhor a insônia e causas? Na Cia Athletica não faltam atividades que podem ajudar a combater esse mal da modernidade.
A Cia Athletica tem uma equipe de profissionais de Educação Física altamente capacitada e com experiência.
Você será atendido por um professor que realmente entende de cada atividade que escolher e que está preparado para ajudar em seus objetivos.
Conheça mais de perto a Cia de São José dos Campos na Academia Aquarius.
Compartilhar:
Leia também: