Insônia: causas, sintomas e tratamentos

Categoria:
29 de junho de 2023
A insônia é uma das queixas mais frequentes entre as pessoas atualmente. É um verdadeiro pesadelo não conseguir dormir ou acordar com frequência antes da hora, o que pode afetar não somente a saúde física e mental, mas também a vida profissional e os relacionamentos. 
Quer saber mais sobre insônia, causas, outros sintomas e tratamento? Fique neste texto para saber também que as atividades físicas podem ser excelentes aliadas de quem quer (e precisa) dormir melhor

Para quem tem insônia, as causas podem ser diversas. Essa é uma das queixas mais frequentes entre as pessoas atualmente. É um verdadeiro pesadelo não conseguir dormir ou acordar com frequência antes da hora, o que pode afetar não somente a saúde física e mental, mas também a vida profissional e os relacionamentos. 

Quer saber mais sobre insônia, causas, outros sintomas e tratamento?

Fique neste texto para saber também que as atividades físicas podem ser excelentes aliadas de quem quer (e precisa) dormir melhor. 

O que causa insônia?

A insônia é a dificuldade de pegar no sono e mantê-lo de maneira contínua por toda a noite, além de despertar antes do horário necessário. Geralmente ocorre cerca de três vezes por semana e persiste por três meses ou mais, sendo considerada uma resposta anormal ao estresse.

As causas da insônia podem estar relacionadas também a predisposição genética, causas físicas ou problemas psicológicos. Ansiedade é outro fator que causa insônia, sendo uma das mais comuns.

Do mesmo modo, algumas doenças são as causas de insônia e podem agravar o quadro,  são elas: a Síndrome da Apneia Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHO), depressão, transtorno de ansiedade, fibromialgia e doenças da glândula tireoide também podem desencadear ou agravar a insônia.

Quem tem insônia pode ter outros sintomas associados, como sensaçao de que não descansou bem, irritabilidade, cansaço, sonolência diurna e até depressão e ansiedade. Veja mais aqui:

Sintomas da insônia 
Dificuldade para pegar no sono;
Dificuldade para manter o sono;
Despertar antes do desejado;
Resistência em ir para a cama no horário;
Fadiga constante;
Déficit de atenção, concentração ou memória;
Prejuízo do funcionamento social, familiar, ocupacional ou acadêmico;
Alteração do humor;
Irritabilidade constante;
Sonolência durante o dia;
Alterações comportamentais (hiperatividade, impulsividade, agressividade);
Perda da motivação;
Propensão para acidentes e erros;
Preocupação ou insatisfação com o sono.

Atividade física: excelente aliada do bom sono

O melhor tratamento para a insônia e suas causas é fazer uma mudança radical no estilo de vida, como incluir uma alimentação saudável e desinflamatória e exercícios físicos. A consulta com médicos especialistas e exames também são fundamentais.

Segundo estudos do Hospital Israelita Albert Einstein e da Universidade Federal de São Paulo (USP), qualquer tipo de atividade física feita com regularidade, tanto aeróbico quanto de musculação, pode melhorar a qualidade do sono e os sintomas de insônia.

A prática regular de exercícios físicos favorece o aumento da produção de hormônios, como a endorfina, serotonina e ocitocina, que interferem no humor, nas emoções e na qualidade do sono. 

Exercícios mais leves realizados à noite, que provoquem relaxamento, como alongamento, Pilates ou até alguma atividade mais meditativa, como o Yoga, contribuem amplamente com uma boa noite de sono.

Já os exercícios mais vigorosos realizados durante o dia ou mais de duas horas antes de dormir, como musculação, natação, corrida, hidroginástica, entre outros, também vão contribuir largamente com um sono melhor.

A importância da higiene do sono

A higiene do sono é um dos principais hábitos que precisa ser adotada pelos que sofrem de insônia. Veja o que fazer: 

  • Uma hora antes de dormir, desligue todos os aparelhos eletrônicos. Se possível, não deixe o celular na cabeceira da cama;
  • O quarto deve estar com a temperatura ideal, nem quente nem fria. A dica é colocar cortinas blackouts para que o ambiente fique bem escuro;
  • Não vá para cama de estômago cheio, faça a última refeição do dia cerca de duas horas antes de dormir;
  • Caso tenha distúrbios do sono como apneia ou esteja na menopausa, procure um médico especialista;
  • Como já mencionado, é bom evitar praticar exercícios muito intensos algumas horas antes de dormir. Entretanto, caminhada ou Yoga podem ajudar;
  • Desligue-se: fazer meditação acalma a mente e, por consequência, ajudará na qualidade do sono.

Leia mais sobre:

Entenda os números da insônia

Estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que 72% dos brasileiros sofrem de alguma doença relacionada ao sono, o que inclui a insônia. Pesquisa do Instituto IPSOS mostra que 8 em cada 10 brasileiros dormem mal.

Outro dado significativo é da Associação Brasileira do Sono (ABS): nos casos crônicos, a insônia dura em média 3 anos, e pode afetar até 74% dos pacientes durante o ano, sendo 46% de forma contínua.

Ainda de acordo com a ABS, a insônia afeta mais as mulheres e pode haver uma influência hormonal a partir da puberdade, que se intensifica na menopausa. Os idosos também são bastante afetados pela insônia.

A Cia Athletica, sua melhor companhia

Entendeu melhor a insônia e causas? Na Cia Athletica não faltam atividades que podem ajudar a combater esse mal da modernidade.

A Cia Athletica tem uma equipe de profissionais de Educação Física altamente capacitada e com experiência.

Você será atendido por um professor que realmente entende de cada atividade que escolher e que está preparado para ajudar em seus objetivos.

Conheça mais de perto a Cia de São José dos Campos na Academia Aquarius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar: 

Leia também:

magnifiercrosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram