A ginástica localizada é uma ótima opção para conquistar um corpo bonito e bem definido. Além da definição dos músculos, a ginástica localizada proporciona também um bom condicionamento físico.
Essa é uma das modalidades mais comuns nos últimos anos, encontrada em praticamente todas as academias e, em vários locais onde se praticam algum tipo de atividade física, é a que atrai a maior quantidade de adeptos. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa atividade!
Leia também: Personal trainer
Se você não faz atividades físicas pode estar curioso, afinal, o que é ginástica localizada?
Resumidamente: a ginástica localizada são exercícios que utilizam movimentos repetitivos e focados em determinados grupos musculares. Os exercícios são organizados em séries, separadas por pausas para o descanso dos músculos.
Na aula de ginástica localizada são usados vários equipamentos, como:
Os halteres aumentam a sobrecarga nos exercícios para os braços, ombros, peito e costas; os bastões e pesos são usados para intensificar o trabalho das pernas, panturrilha e glúteos.
Na ginástica localizada, exercícios em série envolvem músculos específicos do corpo.
Toda aula de ginástica localizada deve ter uma progressão suave, começando por um aquecimento com exercícios leves para preparar e aquecer os músculos. Ao final do treino, pode-se alongar os mesmos músculos, para relaxar e evitar dores.
A quantidade de peso usada durante a ginástica localizada depende de cada pessoa e do seu condicionamento físico. O ideal é começar com pouco peso e depois ir aumentando aos poucos, conforme você for avançando.
Inicialmente são trabalhados os membros superiores começando pelos tríceps e seguindo com bíceps, ombros, peitoral e costas. São trabalhados também os músculos abdominais e depois os membros inferiores que são as coxas, glúteos e panturrilha.
A ginástica localizada como Ginástica de Academia, surgiu no Estado do Rio de Janeiro, em meados de 1930.
Os primeiros professores de Ginástica de Academia no Brasil eram estrangeiros e por muito tempo sofreram influências europeias da Ginástica Rítmica de Dalcroze, do ballet e da dança moderna.
Com o passar dos anos, os trabalhos foram adaptados de acordo com as necessidades do povo brasileiro, desenvolvendo-se métodos próprios voltados aos valores estéticos.
As séries de ginástica localizada possuem repetições e intervalos de 40 a 60 segundos.
Os exercícios localizados são completos, pois trabalham e definem todos os músculos do corpo, podendo levar a uma redução significativa da gordura localizada e redução das medidas.
Quando aliada a uma alimentação saudável e equilibrada, ela traz resultados ainda mais rápidos. A orientação de profissionais de educação física e nutrição é fundamental para quem tem o objetivo de emagrecer. O nutricionista fará a avaliação e planejamento da alimentação, enquanto o educador físico orientará a execução dos movimentos para realizá-los de maneira correta.
São inúmeros os benefícios da ginástica localizada. Com a média de uma hora, a aula de ginástica localizada gera um elevado gasto de energia, isso faz com que você possa perder até 500 kcal por aula. Mas os benefícios da atividade não param por aí.
O coração e os pulmões trabalham com mais intensidade para poderem bombear oxigênio suficiente para os músculos. Desse modo, esses órgãos ficam mais fortes, o que previne doenças cardiovasculares e respiratórias.
Além disso a ginástica localizada exige concentração e foco, que melhoram a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade.
Os praticantes também ganham amigos! As aulas em grupo promovem sociabilidade, proporcionam maior contato humano e boa forma física.
Confira os benefícios:
- Ginástica localizada: permite um ganho pequeno de massa muscular e não um aumento acentuado, devido ao uso limitado de peso nas aulas.
Os exercícios usualmente praticados nesta modalidade são: agachamentos, supinos, desenvolvimentos, puxadas, flexões de braços, abdominais, glúteos.
- Musculação: Tem como principal atividade o treinamento para força e hipertrofia, mas também aborda o treinamento de flexibilidade e correção postural.
Ambas as atividades se baseiam em uma sequência de exercícios dirigidos para cada um dos principais grupos musculares.
As principais diferenças entre ginástica localizada e treinos de musculação são:
Antes de começar as aulas de ginástica localizada, é imprescindível fazer uma bateria de alongamentos. O ideal é, inclusive, fazer por 10 minutos, com exercícios de baixa intensidade e outros de pré-aquecimento.
Esses movimentos devem ser feitos de maneira suave e pouca amplitude, visando uma adaptação músculo-articular e orgânica, preparando-se para elevação gradual da frequência cardíaca e do esforço muscular.
Qualquer pessoa desde que esteja em boas condições de saúde e que não possua nenhum impedimento de realizar os exercícios propostos.
Pessoas com dores nas articulações, músculos ou na coluna precisam de uma avaliação mais completa de um profissional qualificado, que neste caso é o educador físico. O profissional de Educação Física pode solicitar também o atendimento de um médico ou fisioterapeuta nos casos de pacientes com dores severas, problemas cardiovasculares ou respiratórios.
Se você procura a ginástica localizada com o objetivo de perder peso, é recomendado que você adicione ao seu programa também uma atividade aeróbica como esteira, bicicleta, corrida ou hidroginástica.
Compartilhar: